Dia do Idoso terá celebração durante a semana para sensibilizar sociedade sobre envelhecimento

Publicado em 28/09/2021 - 07:00 | Atualizado em 28/09/2021 - 07:53
Dia do Idoso - Pedro Magalhães / Divulgação

“Viva o privilégio de envelhecer” é o tema da campanha que marca a semana de atividades pelos dias Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade, celebrados na próxima sexta-feira (01/10). As ações começam nesta terça-feira (28/09), com a oficina “Na flor da idade”, às 10h, na Casa de Convivência Bibi Franklin Leal, na Tijuca, numa parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio.

A campanha apresenta como embaixadores servidores municipais que têm alguma história com a Prefeitura. Os órgãos públicos indicaram seus representantes, que terão foto publicada nas redes sociais da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Semesqv) e ganharão um certificado. Além disso, há destaque para as Senhoras do Calendário, mulheres com mais de 60 anos que, sob o comando do produtor cultural Eduardo Arauju, mostram a importância da qualidade de vida em qualquer idade.

A programação da Prefeitura, por meio da  Semesqv, inclui ainda o seminário “O envelhecer é agora: uma reflexão sobre o presente gerando mudanças de hábitos para o amanhã”, que acontecerá nesta quarta-feira (29/09), às 14h, com transmissão pelo YouTube da MultiRio. O evento tem parceria da Fundação João Goulart. Na quinta-feira (30/09), a Casa de Convivência Padre Velloso, em Botafogo, será reaberta.

Na sexta-feira (01/10), o Dia do Idoso começa com aulão e verificação de pressão e glicose na Casa Clara Nunes, em Madureira, às 8h. À tarde, haverá missa às 16h na Igreja da Penha. Às 18h, os Arcos da Lapa, a sede da Prefeitura, a Cidade das Artes e a Igreja da Penha serão iluminados na cor amarela, para sensibilizar os cariocas sobre as questões do envelhecimento. Em 10 anos, a população de idosos cresceu 47% no Rio, segundo pesquisa do SeniorLab em parceria com o IBGE.

Para o secretário municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha, é fundamental pensar em ações que estimulem a expectativa de vida de forma saudável:

– Precisamos cada vez mais pensar em políticas públicas também para aquelas pessoas na faixa dos 40 a 59 anos. O envelhecer é agora! Vamos fazer uma reflexão sobre o presente para gerar mudanças de hábitos para o amanhã.

Confira a programação da semana:

Dia 28/09

10h – O Museu de Arte Moderna do Rio, em parceria inédita com a Semesqv, dará a oficina “Na Flor da Idade” na Casa de Convivência Bibi Franklin Leal, na Tijuca.

Dia 29/09

14h – Em parceria com a Multirio e a Fundação João Goulart, o I seminário “O envelhecer é agora: uma reflexão sobre o presente gerando mudanças de hábitos para o amanhã” será transmitido no canal do YouTube da Multirio. Para receber o certificado de participação os interessados devem se inscrever no link disponível nas redes sociais da Semesqv. O produtor cultural Eduardo Arauju é um dos convidados.

Dia 30/09

09h – Reabertura da 5ª Casa de Convivência Padre Velloso, em Botafogo.
As Casas oferecem atividades totalmente gratuitas para pessoas idosas, a partir de 60 anos, tendo como objetivo gerar impacto direto na promoção da saúde física, mental e emocional dos frequentadores.

Dia 01/10

08h – Aulão de dança e alongamento na Casa de Convivência Clara Nunes, em Madureira. Haverá aferição de pressão e glicose. Os idosos vão ganhar leques de papel com a frase da campanha, além de lanche entre as atividades.

Dia 01/10

16h – Padre Thiago Sardinha realizará uma missa na Igreja da Penha, Zona Norte da cidade, para celebrar a vida de todos os idosos. Trinta frequentadores da Casa de Convivência da Penha participarão da homenagem.

18h – Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, os Arcos da Lapa, a sede da Prefeitura do Rio, a Cidade das Artes e a Igreja da Penha serão iluminados na cor amarela, com objetivo de sensibilizar a população para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de promoção e proteção para essa população.

Dia 02/10

10h – Haverá desdobramento da oficina “Na Flor da Idade”, que acontecerá nos espelhos d’água do museu e contará com a presença de 12 pessoas idosas convidadas pelo Setor de Educação do MAM Rio junto ao artista Marcelo Asth.