Videoaulas pela TV contam a história do Rio e destacam espaços urbanos cariocas

Publicado em 18/09/2021 - 10:16 | Atualizado em 18/09/2021 - 10:16
Os temas são voltados a estudantes de diferentes anos de escolaridade - Divulgação/Prefeitura

A história karióka – nome de uma etnia indígena -, o Rio visto de cima, os ipês da cidade e um passeio por um centro cultural no Centro são alguns dos temas de videoaulas desta semana, de 20 a 24 de setembro, de Rioeduca na TV. A programação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, traz aulas para todos os anos de escolaridade do Ensino Fundamental, da Educação Infantil ao 1º ao 9º ano, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e conta com a apresentação de professores. As videoaulas de Rioeduca na TV vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV, na Band (canal 7.2) e no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro).

Nesta segunda-feira (20), algumas aulas em destaque são Lista de Palavras, às 8h30, para o 2º ano; Quadrinhos em Ação, de Língua Portuguesa, às 10h, para o 6º ano; e Inferindo o Sentido de Palavras no Texto, às 10h45, para o Carioca II. Já na terça (21), Um Pouco da História Karióka, às 9h, para o 4º ano; Tudo Tem uma História, de Sala de Leitura, às 9h30, para o 3º ano; e Ângulos, de Matemática, às 10h30, para o 8º ano, estão entre as videoaulas. Na quarta-feira (22), vão ao ar Os Espaços da Cidade, às 8h45, para o 3º ano; O Rio Visto de Cima, às 9h15, para o 5º ano; e Tour pelo Centro Cultural da Light, de Ciências, às 10h30, para o 8º ano.

Além disso, em homenagem ao centenário de Paulo Freire, comemorado em 19 de setembro, a programação de Rioeduca na TV traz, nesta semana, videoaulas especiais que contam a vida e a obra do educador – A Vida e o Percurso de Paulo Freire, na sexta (24), às 11h45 – e tratam de um de seus principais trabalhos – 50 Anos de Pedagogia do Oprimido, na quinta (23), às 11h45 -, para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Ainda na quinta, outro destaque é Os Ipês do Rio, às 7h30, para a Educação Infantil, e, na sexta, Tell Me About Your Day, de Língua Inglesa, às 9h, para estudantes do 4º e 5º anos.

A programação de Rioeduca na TV também traz programas ao vivo de Tira-Dúvidas. Os alunos do 1º ao 5º ano assistem à live semanal às sextas-feiras, às 9h30; e os do 6º ao 9º ano, diariamente, de segunda a sexta-feira, às 16h – neste caso, a cada dia, é dado destaque a um componente curricular, como Matemática e Geografia. Durante as transmissões, os professores respondem ao vivo a perguntas dos estudantes enviadas pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 – 99184-4948).

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV aberta na Band (canal 7.2) e na TV a cabo pelo canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme), em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

Sobre a MultiRio
Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.

Clique aqui e confira a programação completa desta semana
  • 18 de setembro de 2021