Vem aí a Semana da Educação Infantil

Publicado em 23/08/2021 - 11:55 | Atualizado em 23/08/2021 - 12:15

Filme de aventura, Podcast de Criança e videoaulas especiais no Rioeduca na TV estão entre as novidades

A Secretaria Municipal de Educação do Rio promove de 23 a 27 de agosto, a Semana da Educação Infantil. Este ano, as crianças ganham todo o protagonismo, com atividades lúdicas e culturais nas escolas, creches e EDIs da rede; além de uma programação especial no Rioeduca na TV que terá videoaulas gravadas em diferentes pontos da cidade.

As ações não param por aí. Nos dias 25, 26 e 27 acontece a 12ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil, que este ano traz o tema “Educação Infantil em Tela”, que a cada dia contará com um convidado especial para refletir o contexto das novas tecnologias e a educação das crianças em tempo de ensino remoto.

A Multirio também preparou o ‘Podcast de Criança’, uma série infantil de 11 episódios, feito por estudantes da Educação Infantil das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). O projeto ouviu os pequenos para saber o que eles pensam sobre família, escola, seu bairro. As narrativas são contadas nas vozes das próprias crianças. Os podcasts foram inspirados nas ações do projeto Vamos Brincar!, uma parceria da SME com a Sésamo Brasil.
A partir desta segunda-feira (23/08), todos os áudios da produção Podcast de Criança também estão disponíveis para ouvir no Portal MultiRio (https://tinyurl.com/493ahekx).

Veja a programação da 12ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Dias: 25, 26 e 27 de agosto de 2021
Tema: Educação Infantil em tela: refletindo possibilidades, repensando trajetórias e fortalecendo a docência.
Horário – 10h as 11h10

25/08/2021
· 10h (ao vivo) · 15 h (reprise) – Formação e ações docentes com os sentidos e os sentimentos nas múltiplas redes educativas. Participação: Prof.ª Drª. Nilda Alves (UERJ), Prof.ª Drª. Alessandra Caldas (SME- Rio). Prof.ª Drª Rebeca Brandão (SME- Rio).

26/08/2021
· 10h (ao vivo) · 15h (reprise) – Ambiências formativas em tempo de novas educações: o que aprendemos com a pandemia. Participação: Prof.ª Drª. Rosemary Santos (UERJ). Prof.ª Drª. Rosane Tesh (SME- Rio). Prof.ª Simone Monteiro (MultiRio).

27/08/2021
· 10h (ao vivo) · 15 h (reprise) Entre virais e invisívies: as crianças e seus profesores Prof.ª Drª. Rita Ribes (UERJ). Participação: Prof.ª Me. Felipe Rocha (SME- Rio). Prof.ª Josele Teixeira (SME-Rio).

• 23 de agosto de 2021