SME lança prêmio Anísio Teixeira sobre ensino remoto

Publicado em 13/08/2021 - 11:16 | Atualizado
SME lança prêmio Anísio Teixeira sobre ensino remoto

Serão premiados com R$ 6 mil os melhores trabalhos dos servidores da SME

O edital do concurso de monografias da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro, o tradicional Prêmio Anísio Teixeira, foi lançado dia 6/7. Neste ano, os profissionais da Rede Municipal de Ensino vão produzir trabalhos relacionados com o tema “O desafio do ensino remoto: possibilidades pedagógicas que valem a pena contar”. Além de estimular o debate crítico sobre um assunto relevante na sociedade, o objetivo do prêmio é também homenagear o grande educador brasileiro Anísio Teixeira, que teve atuação expressiva à frente da educação pública carioca. O prêmio é organizado pela Gerência do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira da Escola de Formação de Professores Paulo Freire.

Inscrições e regras de participação
As inscrições serão abertas no próximo dia 16 de agosto e vão até o dia 14 de setembro. Para participar, é preciso ser servidor da SME lotado em unidade escolar, creche, Espaço de Desenvolvimento Infantil, Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos ou em uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Não poderão concorrer profissionais lotados na Escola de Formação de Professores Paulo Freire e demais setores do Nível Central da pasta.

Cada participante poderá apresentar apenas uma monografia. Serão aceitos trabalhos inéditos que versem sobre o tema proposto, de caráter acadêmico ou literário, de até 85.500 caracteres, isto é, cerca de 35 páginas. Não serão consideradas desse total as referências bibliográficas e imagens de qualquer tipo. O texto deverá ser redigido em fonte “Times Roman”, corpo 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, margens 3.0 superior e inferior; 2.0 à direita e à esquerda. Para participar, não é necessário estar cursando graduação ou pós-graduação.

As monografias devem ser encaminhadas em duas vias, sendo uma cópia impressa e uma em CD com o arquivo em formato PDF com as fichas de inscrição e autorização de publicação da obra, pelos Correios, via Sedex, em envelopes separados e com pseudônimo a fim de garantir o anonimato. O endereço de envio é: Escola de Formação de Professores Paulo Freire/Gerência do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira, situado na Av. Presidente Vargas, nº 1314 – Centro – CEP: 20210-031. A data de postagem máxima é o dia 14 de setembro.

Avaliação dos trabalhos
Entre os dias 27 de setembro e 26 de outubro, uma comissão exclusiva da SME, formada por, no mínimo, três profissionais de áreas afins, indicados pela Escola de Formação de Professores Paulo Freire, analisará a pertinência do conteúdo e o cumprimento das normas do Prêmio. Caberá à comissão de avaliação apresentar o resultado da análise e a indicação dos premiados à Gerência do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira.

Premiação
Os cinco melhores trabalhos monográficos receberão, individualmente, um prêmio no valor de R$ 6 mil. O resultado final do concurso será divulgado até o dia 5 de novembro. Os vencedores participarão de uma cerimônia de premiação, no mês de dezembro.

Clique aqui e confira o regulamento completo do Prêmio Anísio Teixeira 2021

• 13 de agosto de 2021