Secretário Ferreirinha visita 5ª CRE e tira dúvidas sobre a volta às aulas

Publicado em 02/02/2021 - 18:35 | Atualizado
  • Início/
  • Secretário Ferreirinha visita 5ª CRE e tira dúvidas sobre a volta às aulas
Secretário Ferreirinha visita 5ª CRE e tira dúvidas sobre a volta às aulasCrédito: Michell Albuquerque | SME

O desafio da volta às aulas foi o tema central, nesta terça-feira (2/2), durante visita do secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, à 5ª Coordenadoria Regional de Educação, em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio. Seis dias depois de apresentar o Plano de Volta às Aulas, Ferreirinha retomou as vistas às regionais. Essa foi a sétima coordenadoria a receber a visita do secretário, que nas próximas semanas irá conhecer as quatro restantes.

Além de conversar com a coordenadora da 5ª CRE, Vera Delgado, e conhecer as gerências e servidores da regional, o secretário se reuniu com representantes do Conselho Escola Comunidade (CEC), formado por representantes de pais, professores, diretores e funcionários das unidades da região.

Ferreirinha ouviu perguntas sobre a limpeza das escolas e tirou dúvidas sobre a volta às aulas.

— A questão da limpeza é muito importante. Quando assumimos a secretaria, havia um contrato de limpeza suspenso. E isso gerou a dispensa de 2,5 mil terceirizados, e as escolas ficaram sem limpeza por semanas. A Comlurb deu um grande apoio e limpou algumas escolas. Nos próximos dias, serão firmados novos contratos para a retomada do serviço a partir da semana que vem. De todo modo, gostaria de deixar claro que nenhuma escola voltará com o ensino presencial sem ter seu serviço de limpeza reestabelecido – explicou o secretário.

Representantes do conselho destacaram a importância de as escolas serem reabertas e o trabalho de acolhimento anunciado pela SME.

— A escola é a referência de muitas famílias e é fundamental reabri-las. Nada substitui a escola. A retomada das aulas seguirá um protocolo sanitário rigoroso para dar a segurança necessária nesses tempos de pandemia. São tempos duros, por isso, estamos organizando o acolhimento da nossa comunidade escolar e trabalhando dia e noite para garantir uma educação de qualidade para todos – comenta Ferreirinha.

A área da 5ª CRE abrange 131 unidades (sendo uma de extensão), onde estudam 54 mil alunos. O secretário Ferreirinha também visitou a Escola Municipal Itália, também em Rocha Miranda, e informou que irá procurar o consulado italiano para propor uma parceria com a unidade.

— Faremos isso por todas as escolas que têm nomes de países. Vamos tentar parcerias com consulados para melhorar nossas unidades — afirma Ferreirinha.

• 2 de fevereiro de 2021