Categoria:
Secretário Ferreirinha participa do evento Africanidades em escola da Zona Norte do Rio
Publicado em 21/05/2021 - 13:25 | Atualizado
Foto: Michell Albuquerque Os secretários municipais Renan Ferreirinha, de Educação, Joyce Trindade, de Políticas e Promoção da Mulher, e Marcelo Calero, de Governo e Integridade, participaram, nesta quarta-feira (19/5), do evento “Africanidades: um ensino antirracista”, na Escola Municipal Francisco Jobim, no Méier. O encontro lembra mais um ano da abolição da escravatura e busca ressignificar a data do 13 de maio, valorizando e ressaltando a luta dos negros por liberdade e igualdade.
— O trabalho que a escola Francisco Jobim está fazendo é fantástico, promovendo debates, compartilhando informações, premiando quem merece. Quero parabenizar todos os envolvidos nesse grande projeto. É visível que nossos alunos são protagonistas de suas próprias histórias e têm suas ancestralidades valorizadas — afirma Ferreirinha.
Durante o evento, idealizado pelo professor Ygor Lioi e feito em parceria com Museu do Samba, Labhoi, Revista Fórum e Vila Cultural, e com apoio dos projetos Negro Muro, Leão Etíope e Podcast Atlântico Negro, os secretários conheceram a unidade, assistiram a uma apresentação de capoeira e posaram em frente ao Negro Muro, criado para valorizar personalidades negras. No muro da escola Francisco Jobim, os artistas Pedro Rajão e Fernando Sawaya fizeram pinturas em homenagem a professora Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita parlamentar no Brasil em 1934, e a Fábio Luz, que foi morador do Méier, militante da educação e criador da Universidade Popular de Ensino Livre do Brasil.
O Africanidades criou ainda a Comenda Antonieta de Barros, para premiar anualmente professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que tenham como práticas pedagógicas a luta antirracista. A agraciada deste ao foi a grande escritora Conceição Evaristo, ex-professora da rede da SME. O secretário Ferreirinha informou que a secretaria vai adotar a homenagem.
— É importante institucionalizar estratégias como essa, dar visibilidade a ações como a desta escola. Faremos desta, uma comenda da Educação do Rio. Será mais uma ação pra promover uma educação antirracista. No início do ano, criamos, na SME, a Gerência de Relações Étnico-Raciais para desenvolver e apoiar iniciativas nessa direção — acrescenta o secretário municipal de Educação do Rio.
Além dos secretários municipais Ferreirinha, Joyce e Calero, o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, também participou do evento.
Notícias
“E agora? Um rolê digital” vence o Prêmio SEIM Integrando Ações 2026
3 de junho de 2026Mais um GET é inaugurado na cidade: desta vez, em Bangu, na Zona Oeste
27 de maio de 2026Cidade chega à marca de 310 GETs: mais de 125 mil alunos beneficiados
21 de maio de 2026
Projeto Ambulante Harmonia completa um ano de ordenamento na Taquara
16 de junho de 2026
Força Municipal registra mais de 5.400 abordagens e 731 prisões
16 de junho de 2026
Campanha Junho Vermelho alerta para a importância da doação de sangue
16 de junho de 2026
Prefeitura e 99 inauguram terceiro ponto de apoio para entregadores no Rio
16 de junho de 2026
Prefeitura retira embarcações irregulares e remove construções ilegais na Lagoa
15 de junho de 2026








