Publicado em 21/05/2021 - 13:25 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretário Ferreirinha participa do evento Africanidades em escola da Zona Norte do Rio
Secretário Ferreirinha participa do evento Africanidades em escola da Zona Norte do RioFoto: Michell Albuquerque

Os secretários municipais Renan Ferreirinha, de Educação, Joyce Trindade, de Políticas e Promoção da Mulher, e Marcelo Calero, de Governo e Integridade, participaram, nesta quarta-feira (19/5), do evento “Africanidades: um ensino antirracista”, na Escola Municipal Francisco Jobim, no Méier. O encontro lembra mais um ano da abolição da escravatura e busca ressignificar a data do 13 de maio, valorizando e ressaltando a luta dos negros por liberdade e igualdade.

— O trabalho que a escola Francisco Jobim está fazendo é fantástico, promovendo debates, compartilhando informações, premiando quem merece. Quero parabenizar todos os envolvidos nesse grande projeto. É visível que nossos alunos são protagonistas de suas próprias histórias e têm suas ancestralidades valorizadas — afirma Ferreirinha.

Durante o evento, idealizado pelo professor Ygor Lioi e feito em parceria com Museu do Samba, Labhoi, Revista Fórum e Vila Cultural, e com apoio dos projetos Negro Muro, Leão Etíope e Podcast Atlântico Negro, os secretários conheceram a unidade, assistiram a uma apresentação de capoeira e posaram em frente ao Negro Muro, criado para valorizar personalidades negras. No muro da escola Francisco Jobim, os artistas Pedro Rajão e Fernando Sawaya fizeram pinturas em homenagem a professora Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita parlamentar no Brasil em 1934, e a Fábio Luz, que foi morador do Méier, militante da educação e criador da Universidade Popular de Ensino Livre do Brasil.

O Africanidades criou ainda a Comenda Antonieta de Barros, para premiar anualmente professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que tenham como práticas pedagógicas a luta antirracista. A agraciada deste ao foi a grande escritora Conceição Evaristo, ex-professora da rede da SME. O secretário Ferreirinha informou que a secretaria vai adotar a homenagem.

— É importante institucionalizar estratégias como essa, dar visibilidade a ações como a desta escola. Faremos desta, uma comenda da Educação do Rio. Será mais uma ação pra promover uma educação antirracista. No início do ano, criamos, na SME, a Gerência de Relações Étnico-Raciais para desenvolver e apoiar iniciativas nessa direção — acrescenta o secretário municipal de Educação do Rio.

Além dos secretários municipais Ferreirinha, Joyce e Calero, o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, também participou do evento.

• 21 de maio de 2021