Publicado em 15/04/2019 - 19:21 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria Municipal de Educação vai levar debate sobre a Lei Maria da Penha para as escolas da rede
Carla de Araújo MP-RJ

Auditório do CASSPara sensibilizar a comunidade escolar sobre a questão da violência doméstica, buscando a conscientização como forma de evitar o problema que atingiu 221.238 famílias no Brasil segundo registros do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2017), nesta segunda-feira, 15/4, cerca de 50 professores e servidores da Prefeitura do Rio debateram o programa Maria da Penha Vai à Escola – transformado em lei sob o nº 6.427, em 18 de dezembro de 2018, e sancionada pelo prefeito Marcelo Crivella. A programação faz parte do seminário “Mulher cidadã: Maria da Penha vai à escola”, uma realização das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Carla de Araújo MP-RJA ação estimula as escolas municipais a incluirem no seu calendário palestras, debates, seminários, vídeos e outros recursos para ampliar a divulgação do tema e difundir a cultura de paz. Para a chefe de gabinete da SME, Heloísa Sermud Braz, que participou do evento, é importante destacar a temática dentro da sala de aula.

– Nossos alunos formam a base da sociedade e há muitas famílias chefiadas por mulheres. Elas precisam ser valorizadas e ampliar o debate na sala de aula sobre essa lei tão importante permite que os alunos entendam mais sobre direitos e deveres – disse Heloísa, que representou a secretária municipal de Educação, a professora Talma Romero Suane.

Também estiveram presentes no seminário a subsecretária de Políticas para a Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Joyce Braga; a representante do Comitê de Gênero da Educação, Waléria de Carvalho e Carla de Araújo, promotora do Ministério Público, que lançou o livro “As Marias do Brasil” sobre casos de violência doméstica.

• 15 de abril de 2019