Publicado em 20/10/2022 - 20:44 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria Municipal de Educação premia curtas-metragens sobre o bicentenário produzidos por alunos da rede
As medalhas do Rio Todo (Em) Prosa - Ana Clara Schwartz / Prefeitura do Rio

O projeto com tema “Um Rio Bicentenário” é uma ação para abordar os 200 anos do bicentenário da Independência do Brasil através da linguagem audiovisual. Foram cerca de 350 vídeos em homenagem à data, produzidos por mais de 2 mil estudantes e também por professores.

Para estimular a criatividade, a sensibilidade estética e a interpretação crítica de alunos de todas as idades, a edição 2022 do Rio Todo (Em) Prosa trouxe em sua proposta a abordagem “Eu sou patrimônio do presente e do futuro”. O prêmio foi dividido em categorias, e alunos dos dois segmentos do Ensino Fundamental, da Educação Infantil, do EJA, da Classe Especial e Projetos de correção de fluxo puderam participar da seleção de produções.

Além dos alunos, orientados por professores, os demais profissionais de educação da rede puderam concorrer de forma independente, apenas com os seus roteiros, na temática Roteiros fílmicos de um Rio no Bicentenário.

– O Rio Todo (Em) Prosa é um projeto que propicia muito protagonismo às nossas crianças, por meio da poesia e da arte. O que queremos é que os nossos alunos sonhem grande, possam desejar chegar aonde quiserem e é através da arte e da educação que isso vai acontecer – afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Realizado desde 2019, o Rio Todo (Em) Prosa premia trabalhos produzidos por alunos e profissionais da rede em diversos formatos como textos, desenhos e fotografias. Em 2021, a temática tratou sobre a Década do Oceano.

• 20 de outubro de 2022