Secretaria Municipal de Educação distribui 25 mil cestas básicas para alunos só nesta semana

Publicado em 10/07/2020 - 15:20 | Atualizado em 10/07/2020 - 15:50

SME já entregou cerca de 300 mil cartões e cestas básicas desde o início da pandemia

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está entregando mais uma série de cestas básicas para alunos da Rede Municipal nesta sexta-feira (10/7). Só nesta semana, por exemplo, a distribuição articulada nas Coordenadorias Regionais de Educação beneficiou 25 mil famílias. Ao todo, desde o início da pandemia, a SME já entregou cerca de 300 mil cartões e cestas básicas. E mais 100 mil cestas foram encomendadas para serem entregues para os responsáveis dos estudantes a partir da semana que vem. É fundamental que as famílias compareçam exatamente nas datas, locais e horários marcados pela SME para que a distribuição ocorra de forma organizada. Nos últimos dias, algumas pessoas que não estavam convocadas para receber o benefício foram aos polos de distribuição e causaram aglomeração, prejudicando a logística e outros pais que estavam agendados. Todos foram atendidos. Seguem fotos em anexo de famílias de alunos contempladas com o benefício.

Por exemplo, na 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a distribuição é realizada na própria sede da CRE, no Engenho Novo, e em quatro escolas municipais que funcionam como polos. Está programada a entrega de aproximadamente 800 cestas só nesta sexta-feira. Já para os alunos da 9ª CRE, também neste dia 10/7, são 1.500 cestas repassadas em Inhoaíba e em Cosmos; na sede da CRE e em duas escolas municipais em Campo Grande. E na 10ª CRE, são mais de 2.700 benefícios programados para esta sexta: os alunos estão recebendo suas cestas no Centro Cultural de Santa Cruz e em Pedra de Guaratiba.

A entrega é de forma escalonada para que não haja aglomeração e evitar a disseminação do novo coronavírus. É importante ressaltar que os produtos das cestas SÃO PARA A ALIMENTAÇÃO DOS ALUNOS, conforme determina a legislação. As cestas são elaboradas por nutricionistas do Instituto Municipal Annes Dias, sendo balanceadas e correspondentes à alimentação que é oferecida regularmente nas escolas. Como o quantitativo é muito grande – são mais de 640 mil benefícios sendo distribuídos em todas as regiões da cidade – é importante que as pessoas participem de forma consciente do processo.

Histórico

Para ampliar o atendimento às famílias dos alunos da Rede Municipal de ensino, a SME já distribuiu também mais de 241 mil litros de leite para alunos dos segmentos de creche, ensino infantil e pré-escola.

Além disso, manteve as escolas municipais abertas para oferecer merenda durante os primeiros dias de suspensão das aulas. Mas o Sindicato dos Professores entrou na justiça pedindo o fechamento das escolas. Na sequência, a SME entregou 1.500 cestas básicas para famílias dos alunos que foram almoçar quando as unidades escolares ainda estavam abertas oferecendo refeições – antes de a justiça acatar a ação do Sepe. Posteriormente, começou a entrega dos milhares de auxílios de alimentação que beneficiará todos os alunos da rede.