Publicado em 18/06/2019 - 17:15 | Atualizado em 18/06/2019 - 17:20
  • Início/
  • /

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, deram posse a novos professores nesta terça-feira, dia 18/6, às 10h, no Palácio da Cidade, para reforçar a Rede Municipal de Ensino. Foram convocados 154 professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Ao todo, só em 2019, já foram convocados 769 professores, incluindo os que estão sendo empossados nesta cerimônia. Desde o início da atual gestão, a Secretaria Municipal de Educação, somando os anos de 2017, 2018 e 2019 – sendo que este ano ainda é um dado parcial – já foram convocados 2.785 professores. E ainda está em andamento um processo para contratação direta, por tempo determinado, de mais 210 professores.

Secretaria Municipal de Educação dá posse a novos professores, com presença do prefeito Crivella– Há 34 anos eu estava no lugar de vocês. Mas não tomei posse no Palácio da Cidade nem com a presença do prefeito, o que já é uma demonstração do cuidado que a atual gestão tem com a Educação, sempre valorizando a pasta e reconhecendo a importância do trabalho que é realizado pelos professores. Tenho muito orgulho de ser professora da Rede Municipal de Ensino. Nossos alunos são maravilhosos e peço aos novos professores que estão chegando que cuidem com muita atenção das crianças. Cuidar é o nosso verbo principal. Sejam todos bem-vindos. Contamos com vocês – comentou a secretária Talma durante a solenidade de posse.

Para o prefeito Crivella, os novos professores que passam a integrar a Rede Municipal de Ensino serão responsáveis por uma marca na vida de cada criança que irão ensinar, por isso é tão importante o papel do mestre em sala de aula. O prefeito afirma que a Educação é uma das prioridades de seu governo, por isso está contratando mais professores, reformando escolas e melhorando as unidades com instalação de lâmpadas de LED, de wifi e novos mobiliários.

– Todos os meses a Prefeitura tem que pagar uma cota de R$ 100 milhões só com a dívida que nos deixaram das Olímpiadas. Mas temos que priorizar as pessoas, as crianças nas escolas, os que precisam do hospital público. Boa parte dos alunos das nossas escolas recebem o Bolsa Família, porque precisam. E nós precisamos oferecer uma boa educação para eles, como já estamos fazendo. Fazer da sala de aula um lugar maravilhoso – disse o prefeito, que recebeu cada um dos novos professores e foi muito requisitado para fotos.

Secretaria Municipal de Educação dá posse a novos professores, com presença do prefeito CrivellaIndependentemente da crise que assola o país, o Estado e o município do Rio de Janeiro, um dos mais duramente atingidos em todo o Brasil, com a perda de milhares de postos de trabalho e, consequentemente, com a redução da arrecadação, a Prefeitura está sempre investindo em Educação, que conta hoje com cerca de 650 mil alunos, 1.540 escolas, 38 mil professores e outros milhares de profissionais de apoio.

– Estou realizando um sonho, que é fazer parte da Rede Municipal de Ensino. Estou muito feliz. Sou oriunda da favela do Andaraí, estudei na rede pública e sei da realidade de quem estuda em escola municipal. Vou dar o meu melhor e fazer a diferença na vida de todos os meus alunos – disse emocionada a professora Antonia Ayla, de 28 anos, que foi tomar posse acompanhada do marido e Rodolfo e da filha Sofya, de 7 meses.

Secretaria Municipal de Educação dá posse a novos professores, com presença do prefeito CrivellaNessa gestão, a Educação vem ganhando grande impulso e contratando também, além dos professores, outros profissionais para dar o suporte necessário para oferecer um ensino de qualidade aos milhares de alunos. Desde o início do atual governo, já foram convocados 2.274 Agentes de Apoio à Educação Especial. E tem mais. Através de Contratação Direta, por tempo determinado, foram chamamos 1.652 Agentes de Educação Infantil e 400Agentes Educadores. Ou seja, são cerca de 7 mil professores e profissionais de Educação já convocados por este governo para dar mais qualidade, dinamismo e excelência à Rede Municipal de Ensino.

– Sempre quis ser professora do município. Estava há 10 anos na rede particular e agora vou realizar meu sonho. Vou fazer um bom trabalho com as crianças da minha escola porque sei da minha responsabilidade. Afinal, vamos influenciar o futuro das pessoas – afirmou a recém-empossada Patrícia Levy, de 35 anos, que assumiu o cargo de professora de Ensino Infantil.

• 18 de junho de 2019