Publicado em 21/08/2019 - 19:21 | Atualizado em 21/08/2019 - 19:25
  • Início/
  • /

Difundir práticas educacionais interétnicas e o estudo da História e cultura afro-brasileira e indígena nas salas de aula. Este é o objetivo da 26ª edição do Prêmio COMDEDINE-Rio de Pesquisa Escolar, realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro – COMDEDINE da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que premiará nesta sexta-feira, 23/8, às 9h, no auditório do Consulado Geral de Angola, Centro do Rio, sete trabalhos de professores e estudantes da rede municipal sobre a temática. A iniciativa da Prefeitura do Rio visa disseminar e informar sobre a contribuição do negro para a construção da cidadania brasileira, atendendo aos preceitos da Lei Orgânica Municipal, da Lei de Diretrizes e Bases e as leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade de uma formação que inclua a reflexão sobre as relações étnico-raciais no ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana.

Em 2019, professores e alunos de toda a rede municipal, da Educação Infantil, do 1º ao 9º ano, dos projetos de correção de fluxo, do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e dos Centros de Pesquisa e Formação de Ensino de Arte e Esporte da Prefeitura do Rio foram desafiados a trabalharem o tema “Quilombo no Rio de Janeiro e sua Cultura”. Os profissionais e estudantes inscreveram trabalhos diversos, que refletissem sobre a produção negra no Brasil, nos campos da arte, esporte, dança, música, teatro, capoeira, literatura, discriminação racial e identidade.

Professor de escola do Catumbi é premiado

Professores e alunos da rede municipal são premiados por trabalhos sobre a cultura quilombola no RioNeste ano, o trabalho “Quilombos no Rio de Janeiro” do professor Ricardo Luiz da Silva Fernandes foi o selecionado para a categoria aula digital pela segunda vez seguida. O pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) é professor regente da Escola Municipal Estados Unidos, no Catumbi, e leciona para alunos do projeto Carioquinha. Bicampeão na premiação, Ricardo é conhecido na unidade em que trabalha por proporcionar aos alunos um novo olhar sobre a cultura afro-brasileira e africana.

— Nossa escola atende alunos que moram em comunidades próximas, como os morros da Coroa, Fallet, Fogueteiro e a própria comunidade do Catumbi. Realizei um trabalho interdisciplinar sobre a vida quilombola no Rio de Janeiro, dando destaque a esta localidade, que um dia se chamou Morro do Desterro, hoje Santa Teresa. A cultura afro-brasileira é muito rica. Investigamos na História o processo de escravidão além da perspectiva mercantil: a cultura, filosofia e valores trazidos por esses povos para o Brasil e personagens, como a Tia Ciata, e a Comunidade Remanescentes de Quilombos da Pedra do Sal, no bairro da Saúde. Realizamos a leitura das pinturas de Jean-Baptiste Debret, pintor da Missão Artística Francesa, e identificamos nos mapas a evolução do espaço urbano, com uso de fotos antigas — contou o professor premiado.

Para Ricardo, a conquista não é só sua, mas também de seus alunos.

— Essa vitória é importante para mim, mas também para eles. Depois de um tempo, os próprios alunos que eu acreditava precisarem de reforço escolar me surpreenderam ao problematizarem questões históricas complexas e realizarem uma reflexão sobre a importância da cultura quilombola para o Brasil.

Resultado final

Confira abaixo a lista completa dos alunos e professores premiados no 26º Prêmio COMDEDINE-Rio de Pesquisa Escolar.

RELAÇÃO DOS CONTEMPLADOS

Escola  Categoria  Aluno(a)  Professor(a) orientador(a)
Espaço de Desenvolvimento Infantil Azoilda Trindade (Zó) A Sarah Rodrigues Gomes Iris Santos de Oliveira
Escola Muncipal João de Deus B Ana Beatriz Barros Alves Petronilha Alice Almeida Meirelles