Categoria:
Professores da rede municipal viram alunos para aprender sobre antirracismo
Publicado em 28/10/2022 - 11:37 | Atualizado em 28/10/2022 - 11:43
Os professores percorreram diversos pontos do Centro que têm ligação com a história do povo negro - Ana Clara Schwartz/Prefeitura do Rio Cem professores da rede municipal viraram alunos na tarde desta quinta-feira (27/10), para aprender sobre a valorização da cultura e da história negra. O projeto Heranças Africanas, desenvolvido pela Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer), da Secretaria de Educação, percorreu de forma guiada diversos pontos do Centro do Rio, que têm ligação direta com a história do povo negro da cidade. A ideia é que esses professores, que são alfabetizadores, multipliquem o conhecimento desde o momento da alfabetização.
– Enquanto a criança aprende a ler e escrever, ela está significando o mundo ao seu redor. É papel da escola, nesse contexto, trabalhar o pertencimento. Enaltecer a cultura e a história negra é muito importante para a formação dos nossos alunos e tem um impacto para o resto da vida. Nunca é cedo o suficiente para promovermos uma educação antirracista que valorize o pertencimento e a ancestralidade – diz o secretário de Educação Renan Ferreirinha.
A visita guiada durou 1h30 e o forte calor que fazia na cidade não desanimou nenhum dos educadores. Muitos deles, apesar de morarem no Rio a vida toda, não conheciam pontos como a Pedra do Sal, Mirante do Morro da Conceição, Jardim Suspenso do Valongo, Espaço Cultural Pequena África, Espaço Cultural Casa da Tia Ciata e o Largo do Depósito.
A ideia é que os professores repliquem o conhecimento desde o momento da alfabetização.
– A gente acredita que essas iniciativas funcionam na superação do racismo por meio da uma alfabetização que conte as histórias da cidade. O aluno aprende melhor quando ouve e aprende sobre suas histórias e de seu povo. Ler e escrever precisa levar em conta a memória da população africana, afro-brasileira e indígenas – diz Ricardo Jaheem, diretor da Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer).
– Se cada vez mais cedo a gente pauta esse diálogo, a gente sabe o quanto elas são maravilhosas e capazes de multiplicar esses debates para suas famílias, para os seus ambientes, e aí, a gente sabe que assim, a gente chega cada vez mais longe – diz a educadora Samantha Alves.
Sobre a Gerer
Criada em janeiro de 2021, a Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER)tem por objetivos pensar e articular ações de caráter transversal e intersetorial, respaldadas pelas legislações vigentes que orientam o trabalho de implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais, constituindo-se como um órgão de natureza consultiva, mediadora e de planejamento estratégico, que deve atuar de forma circular e mover-se através dos eixos Currículo, Formação e Projetos Intersetoriais.

Notícias
Ruas da SAARA, no Centro da cidade, recebem modernização de 112 pontos de luz
23 de junho de 2026Desemprego na cidade do Rio atinge taxa mais baixa em 10 anos
23 de junho de 2026Vilas Olímpicas do município do Rio têm programação especial na Semana Nacional do Esporte
23 de junho de 2026
Ruas da SAARA, no Centro da cidade, recebem modernização de 112 pontos de luz
23 de junho de 2026
Desemprego na cidade do Rio atinge taxa mais baixa em 10 anos
23 de junho de 2026








