Prefeitura vai reformar cinco praças na Ilha do Governador

Publicado em 27/03/2022 - 11:48 | Atualizado em 27/03/2022 - 11:48
O projeto-piloto começará por cinco praças da Ilha do Governador - Marcos de Paula/Prefeitura do rio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, anunciaram, na manhã deste domingo (27/03), uma iniciativa que visa integrar as escolas da rede municipal aos espaços públicos da cidade. O projeto-piloto vai começar pela Ilha do Governador, com a reforma de cinco praças: Elis Regina, Stuart Angel Jones, Papai Noel, Frei Paulo e do Loreto. De acordo com a proposta, a comunidade local terá uma efetiva participação nas decisões sobre as ações necessárias de adequação dos equipamentos, conservação, iluminação e limpeza de cada praça.

– Esse é um projeto-piloto, que vamos começar com a reforma de cinco praças da Ilha do Governador, mas que será estendido para toda a cidade. Quanto mais conseguirmos integrar a escola ao espaço público do seu entorno será melhor. A participação da comunidade ajuda muito a qualificar e preservar nossas praças – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, reforçou que o projeto final de melhorias em cada praça será discutido com os moradores da região e com a comunidade escolar. Eles vão ajudar a decidir o melhor lugar para a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI), do parquinho, do campo de futebol.

– Estamos trabalhando para que essa integração entre a escola e a comunidade possa acontecer de fato todos os dias. Essa praça aqui (Elis Regina) é praticamente uma segunda área de lazer para os alunos da Escola Municipal Maestro Francisco Braga. Por isso, a Secretaria de Educação se sente corresponsável pela melhoria dela – disse.

Fábrica de Praças

No início desse mês, a Prefeitura  inaugurou a Fábrica de Praças, um programa de construção e reforma de praças, que prevê deixar 500 espaços de lazer, em todas as regiões da cidade, completamente novos até o fim de 2022. Em um galpão com 2.500 metros quadrados, em Bangu, são feitos diversos serviços, como construção de choupanas de madeira, de bancos, brinquedos e alambrados. O espaço permitirá uma rápida reforma de equipamentos e de infraestrutura básica das praças.

• 27 de março de 2022