Publicado em 07/03/2023 - 13:50 | Atualizado em 07/03/2023 - 15:11
  • Início/
  • /
  • Prefeitura premia os vencedores da 2ª Olimpíada Carioca de Matemática com notebooks e viagem à Disney e à Nasa
Os alunos foram premiados em cerimônia realizada na Cidade das Artes - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, premiaram, nesta terça-feira (7/3), os alunos com os melhores resultados na 2ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) com notebooks e uma viagem de exploração científica à Disney e à Nasa. A edição, realizada ao longo de 2022, contou com a participação de mais de 400 mil estudantes da rede, recorde absoluto, com o dobro de inscritos em relação à primeira.

– Quero dar os parabéns aos que subiram no palco e que representam todos que toparam entrar nessa disputa saudável e também todos que ganharam. O mais importante é que a gente consiga transmitir para nossas crianças que vale o esforço de enfrentar os desafios. Eu quero que as crianças da rede pública, e seus pais, entendam que vale a pena tentar. Nem todo mundo vai ganhar a medalha de ouro, mas mesmo que você não seja vitorioso, que não conquiste a viagem à Disney, você estará se qualificando para outras missões que a vida reserva. Forçamos a matemática porque no mundo de hoje o que vale são essas disciplinas ligadas à matemática, engenharia, tecnologia, com as novas carreiras que estão surgindo. Muito bom reconhecer o esforço de todos vocês – afirmou Eduardo Paes.

A iniciativa, além de pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil, reforça o engajamento dos estudantes na aprendizagem da matemática, cuja melhoria dos resultados é um dos objetivos centrais da Secretaria de Educação.

– Hoje é um dia muito especial porque estamos premiando os nossos alunos. Queremos passar uma mensagem muito clara: estudar vale a pena. Eu sou fruto da Olimpíada de Matemática e tive minha vida transformada pela educação. E é muito simbólico já termos a OCM sendo a segunda maior Olimpíada acadêmica do país, ficando atrás apenas da Olimpíada nacional, inspiração para a criação da nossa – disse Renan Ferreirinha.

Os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas, do 2º ao 5º ano, foram premiados com notebooks. Já os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas do 6º ao 9º ano, Carioca I e II, e Projeto Travessia, ganharam, além do notebook, uma viagem de exploração científica à Disney e à Nasa. Também foram distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes.

– Eu me sinto muito feliz, principalmente porque quando fui fazer a prova, minha mãe disse para eu não ficar pensando no prêmio para evitar uma frustração se algo desse errado. Eu mesmo achava que seria muito difícil, mas com meu esforço acabei conseguindo. Estou muito animado para viajar – disse João Felipe de Azevedo Nogueira, de 13 anos, aluno do oitavo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Francis Hime, na Taquara.

Professores e diretores das escolas em que os estudantes tiveram melhor desempenho receberam certificados e outras premiações. Os alunos foram selecionados após duas provas de múltipla escolha, elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Sobre a Olimpíada Carioca de Matemática

A OCM é uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o IMPA. O propósito da Olimpíada é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e, também, oferecer uma competição saudável para os estudantes da rede.

A OCM é voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano, Carioca I Ano 2, Carioca II, e Acelera Carioca I. A 1ª OCM 2021 contou com a participação de 200 mil alunos.

• 7 de março de 2023