Prefeitura oferece novos livros e vídeos com conteúdo inclusivo para alunos

Publicado em 08/07/2020 - 17:37 | Atualizado em 08/07/2020 - 21:05
Material será publicado no aplicativo SME Carioca 2020 e na Sala de Leitura SME Carioca. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica nesta quinta-feira, 9/7, cinco livros com conteúdo inclusivo no aplicativo SME Carioca 2020. São histórias que retratam as trajetórias de vidas de pessoas com algum tipo de deficiência que se reinventam através do esporte, da educação e da cultura. Os títulos também serão disponibilizados em formato de vídeo no Canal Sala de Leitura SME Carioca em três versões: narrados, com audiodescrição e em libras.

Os cinco livros criam experiências humanizadoras, reconhecendo que todos têm diferenças e oportunidades infinitas de aprender uns com os outros. São eles: O menino que escrevia com os pés; A princesa que tinha um cromossomo a mais; O menino Ico e o mundo que queremos construir; A menina que perdeu a perna; O melhor amigo da bengala.

Os livros estão disponíveis em PDF no aplicativo SME Carioca 2020 (https://app.vc/smecarioca2020) e também podem ser acessados pelo site  https://literaturaacessivel.com.br/. Já os vídeos podem ser assistidos na Sala de Leitura Virtual da SME: (http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca).

A divulgação dos livros e vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino faz parte da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Incluir e com projeto Literatura Acessível.

Metas das Nações Unidas

Os temas abordados nos livros e as ações do projeto se alinham com duas das metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Um pouco sobre as obras:

▪ O menino que escrevia com os pés: Conta a história de Tico, um menino alegre que, após sofrer um acidente ao soltar bombas, perde as duas mãos e se reinventa por meio do esporte e da educação.

▪ A princesa que tinha um cromossomo a mais: É a história de uma menina que nasce com Síndrome de Down e se reinventa no cotidiano da barbárie do preconceito instalado na sociedade pós-moderna.

▪ O menino Ico e o mundo que queremos construir: Conta a história de um menino sensível que adora fazer perguntas e entrevistar pessoas. Sua mente funciona como um “banco de dados”, cheia de ideia.

▪ A menina que perdeu a perna: Ela viaja o mundo inteiro, conhece novas pessoas, culturas e idiomas. Sua inspiração sempre foi encantar pessoas com sua vontade de viver e se superar.

▪ O melhor amigo da bengala: Com a narrativa de sua bengala, o personagem deste livro é uma pessoa que fala da sua vida e propõe reflexões sobre a invisibilidade da pessoa com deficiência.

Sala de Leitura

O canal, lançado recentemente, já conta com 95 vídeos, com conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, o bisneto do imortal Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e Pedro Bandeira. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para facilitar, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 5,4 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades.

Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.