Prefeitura lança clipe em homenagem ao Dia dos Namorados com alunos da Rede Municipal

Publicado em 12/06/2020 - 13:31 | Atualizado em 12/06/2020 - 15:08
Estudantes gravaram, cada um da sua casa, a canção “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos e Anastácia. Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira, 12/06, às 12h, um vídeo para homenagear o Dia dos Namorados – um clipe especial da música “Eu só quero um xodó”, dos cantores e compositores Dominguinhos e Anastácia. Os alunos da Rede Municipal de Ensino, instrumentistas e cantores do Programa Orquestra nas Escolas, interpretam a canção que fala sobre saudade, sentimento tão presente neste momento atual em que vivemos. Ana Carolina Moreira, Karyne Bertelo, Gabriel Lucas e Luiz Guilherme são os jovens músicos que participam do vídeo.

Na gravação do clipe, por conta da quarentena, o isolamento social é mantido. Cada aluno toca e canta de sua casa, respeitando o distanciamento exigido. A partir da edição pelo computador, é garantida a harmonia musical, com a união dos trechos de cada intérprete até o arranjo final.

Para a violinista Ana Carolina Moreira, que participou de um intercâmbio musical em Michigan, nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano proporcionado aos alunos do programa Orquestra nas Escolas, interpretar essa música foi um grande desafio.

— Tive a oportunidade de criar uma melodia para iniciar a apresentação no vídeo e foi uma experiência maravilhosa. Ao estudar a língua americana, descobri que a palavra ‘saudade’ não existe no vocabulário deles. Por mais que eles sintam o que é a saudade, eles não sabem expressá-la por meio de palavras. Saber disso me fez tocar e cantar com tanta vontade e relembrar o que vivi durante a viagem — conta a aluna.

Já Karyne Bertelo, violinista de 14 anos, ficou radiante com a apresentação que incluiu também a prática de canto. A artista sabe que a música é uma forma de expressar seus sentimentos e homenagear aqueles de quem ela sente falta.

— Eu amo cantar! Se eu não estou tocando, estou cantando. Então, participar desse vídeo com meus colegas foi muito especial. Sinto saudades de muitas pessoas, e eu cantei pensando nelas. Também sinto saudades de tocar com meus amigos, das apresentações, da escola e de minhas amizades. É muita saudade.

A coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, destaca que é importante manter o isolamento e o cuidado e que a música ajuda a acalmar e dar sentido à vida.

— Por meio dessa ação, a Secretaria Municipal de Educação busca mostrar a importância de nos mantermos ativos, mesmo isolados em casa. Vamos nos manter dedicados na nossa música daqui e sempre lembrando o porquê de fazermos isso — disse a coordenadora.

Saiba mais sobre a Orquestra Virtual

A Orquestra Virtual foi criada pelo Programa Orquestra nas Escolas para promover, durante o período de suspensão das aulas, apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. A cada semana são lançados novos vídeos, com diferentes formações. Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como Amanhã, de Guilherme Arantes, Aquarela, de Toquinho, Preta Pretinha, de Moraes Moreira, Enquanto houver sol, dos Titãs, Fico assim sem você, de Abdullah, Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, Medley de clássicos do Funk, com DJ Marlboro e O bêbado e a equilibrista, de Aldir Blanc.

Para ver o clipe de “Eu só quero um xodó” com a Orquestra Virtual clique:

Facebook: facebook.com/orquestranasescolas/
Instagram: @orquestranasescolas