Prefeitura inaugura o Espaço de Desenvolvimento Infantil Pescador Albano Rosa, na Maré

Publicado em 28/02/2023 - 13:48 | Atualizado em 28/02/2023 - 13:54
A unidade, localizada na Maré, ganhou um novo prédio com capacidade para 300 crianças - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e o presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro, participaram, nesta terça-feira (28/2), da reinauguração da Creche Municipal Pescador Albano Rosa, que passa a se chamar Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Pescador Albano Rosa. A unidade, localizada na Maré, ganhou um novo prédio com capacidade para 300 crianças, do berçário à educação infantil, dobrando a oferta de ensino.

– Essa é uma entrega muito simbólica, pois está dentro do Complexo da Maré. E uma escola que passou por um momento muito difícil no ano passado por conta de um incêndio. Graças a Deus não tivemos nenhuma pessoa ferida. Queríamos entregar uma escola de ponta e foi o que fizemos. Uma unidade de altíssima qualidade, um dos melhores EDIs de toda a cidade do Rio – afirmou Renan Ferreirinha.

O novo espaço conta com 12 salas, quatro berçários e oito salas de atividades. Há também fraldário, lactário, solarium, parquinho, cozinha e refeitório. A creche tem, ainda, área administrativa, depósitos e atende a todas as normas de acessibilidade. Climatizados, os ambientes pedagógicos foram erguidos com materiais térmicos e acústicos. A obra teve um investimento de R$ 16,5 milhões.

O novo espaço conta com oito salas de atividades – Fabio Motta/Prefeitura do Rio

– Foi um grande desafio. Entre o incêndio e a conclusão da obra foram 13 meses. Tivemos toda a preocupação com as crianças para que não ficassem sem aulas, então elas foram atendidas durante este período na escola ao lado. Entregamos hoje uma EDI de qualidade para os alunos – disse Rafael Salgueiro.

Esta é a quinta unidade de ensino inaugurada pelo programa Fábrica de Escolas, da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), em parceria com a Secretaria de Educação nesta gestão.

Em março de 2022, o Ginásio Experimental Tecnológico (GET) Elza Soares, o primeiro da cidade do Rio, foi inaugurado no campus do Rocha. Em outubro, foi a vez do EDI Jornalista Jorge Bastos Moreno, localizado no mesmo campus do Rocha. Em novembro, foram inaugurados o GET Luís Carlos da Fonseca, em Madureira, e o EDI Beth Carvalho, na Pavuna.

– A escola é muito boa, gosto da professora, das diretoras. Aqui é muito legal, bem bonito, aumentou o espaço para as crianças brincarem. A escola ficou bem moderna e meu filho adorou – disse Ana Carolina da Silva, mãe de Thalles Ilton Nascimento da Silva, de 4 anos.

• 28 de fevereiro de 2023