Prefeitura entrega notebooks para os vencedores da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática

Publicado em 04/08/2022 - 13:19 | Atualizado em 04/08/2022 - 19:09
Além das medalhas, os vencedores da Olimpíada Carioca de Matemática vão receber notebooks e uma viagem aos Estados Unidos - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Antoine Lousao, começaram a entregar os notebooks aos 291 alunos vencedores da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), nesta quinta-feira (04/08), no Aterro do Flamengo. Além disso, esses estudantes vão ganhar uma viagem para a Disney e a Nasa, nos Estados Unidos. A OCM 2021 contou com a participação de 200 mil alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e Carioca II, selecionados após duas provas elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os dez primeiros alunos e as dez primeiras alunas do 2º ao 9º ano também foram premiados com um curso de programação, cedido pela Codebuddy, e de inglês, no Edify Education. Foram distribuídas ainda medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes.

– A Olimpíada de Matemática foi um grande acerto da rede municipal de ensino. Estimula uma área importante e mostra uma capacidade enorme da nossa rede. Estamos premiando aqueles que tiveram a melhor pontuação. Está todo mundo ganhando computador e os vencedores também vão viajar para a Disney e a Nasa. Buscamos oferecer oportunidades iguais, essa garotada pode chegar muito longe. É a força do exemplo, mostra que um estudo extra pode significar uma mudança importante na vida – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A iniciativa, pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil, reforça o engajamento dos estudantes na aprendizagem da Matemática, cuja melhoria dos resultados é um dos objetivos centrais para a secretaria.

– O Rio é a cidade da Matemática. Hoje é um dia para comemorar e reconhecer esses jovens. Essa premiação tem dois sentidos: primeiro, é um estímulo ao talento das nossas crianças que se destacam nessa disciplina; e tem também o valor de exemplo, queremos estimular a aprendizagem da Matemática na rede como um todo – disse o secretário de Educação, Antoine Lousao.

Professores e diretores das escolas em que os alunos tiveram melhor desempenho também serão premiados com uma viagem de formação na Universidade de Columbia, em Nova York.

A segunda edição da Olimpíada Carioca de Matemática já está em andamento nas unidades escolares, com a primeira fase concluída em junho, e o encerramento da segunda fase previsto para outubro.

Programa Altas Habilidades

Além de medalhas, notebooks, cursos e viagens, todos os estudantes elegíveis na Olimpíada estão sendo convidados a participar do Programa Altas Habilidades, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Instituto Helena Antipoff, Instituto Apontar, Stone, Alicerce Educação e Instituto Virgolim.

O programa acontece em 11 polos padronizados, em cada uma das Coordenadorias Regionais de Educação. Até o momento, foram identificados traços de altas habilidades em 144 alunos da rede. A formação ocorre seguindo calendário escolar com aulas presenciais de três horas, cinco dias na semana. Com a chegada dos campeões da Olimpíada de Matemática, o programa fica perto de alcançar a meta de fechar o ano com 250 alunos.

Uma das vencedoras da Olimpíada de Matemática, Leticia Souza Gomes da Silva estava radiante com os prêmios. Ano passado, ela estava no 6º ano da Escola Municipal Renato Leite, na Taquara, quando participou das provas.  Aos 12 anos, a aluna já faz planos para usar o notebook e também para a viagem aos Estados Unidos.

– Fiquei muito feliz, me esforcei bastante e passei. Eu adoro Matemática, é a matéria que eu mais gosto desde que entrei para a escola. Gosto das diferentes formas de calcular. Pretendo usar o notebook para estudar e fazer pesquisas, porque às vezes fica difícil de fazer pelo celular. Também será muito útil nas provas on line. E viajar para a Disney sempre foi o meu sonho, vou  brincar muito.

Letícia já faz planos para usar o notebook que ganhou como prêmio - Marcelo Alvarenga/Prefeitura do Rio
Letícia já faz planos para usar o notebook que ganhou como prêmio – Marcelo Alvarenga/Prefeitura do Rio
  • 4 de agosto de 2022