Publicado em 06/07/2020 - 21:40 | Atualizado em 08/07/2020 - 13:32
  • Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio publica novos vídeos de fábulas e contos para alunos da rede municipal
Sala de Leitura Carioca

Ação da Secretaria Municipal de Educação é realizada por professores e escritores

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica na Sala de Leitura da SME Carioca na internet, nesta terça-feira, dia 7/7, seis novos vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino manterem o hábito da leitura e continuarem aprendendo conteúdos diferenciados durante o isolamento social. Nesta semana, será a vez de destacar dois importantes gêneros literários: a fábula e o conto. Professores das escolas municipais prepararam vídeos sobre os seus textos favoritos para apresentar aos estudantes, que abordam diferentes temas importantes para a formação humana e social. Serão lidos textos próprios dos educadores e de autores grandes contemporâneos, como Monteiro Lobato e Benjamin Lacombe.

Estarão na seleção de vídeos dessa semana: a professora Jeny Iglesias da Escola Municipal Camilo Castelo Branco e da Escola Municipal Francisco Cabrita, lendo os contos clássicos de recontados por Benjamim Lacombe, ilustrador e escritor francês; a professora Ana Maria de Souza Ferreira do Ciep Carlos Drummond de Andrade, com a leitura da fábula “O velho, o menino e a mulinha”, de Monteiro Lobato; a professora Verônica Marcílio da Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra, que vai ler a história “Os 7 cabritinhos”, de sua própria autoria, utilizando objetos à sua volta; a professora Maria Angélica Lopes Mendes do Ciep Carlos Drummond de Andrade, com a leitura da fábula “A raposa e as uvas”, de Esopo; a bibliotecária Adriana de Cristo da Biblioteca Escolar Municipal da Cidade das Crianças, em Santa Cruz, vai ler a fábula popular de autor desconhecido “Assembleia na Carpintaria”; e a professora Priscilla Almeida, do Ciep Gregório Bezerra, que vai contar “Como as palavras aprenderam a viajar”, de autoria própria.

Os vídeos gravados por professores e escritores para os estudantes da Rede Municipal de Ensino abordam temas variados como a importância da memória e das lembranças, do valor das coisas que nos cerca, a qualidade das pessoas que nos rodeiam e a importância da escrita. Desde o seu lançamento, em março, o canal Sala de Leitura SME Carioca já conta com cerca de 30 mil visualizações e 95 vídeos publicados.

O objetivo da Sala de Leitura Virtual da SME é levar mais leitura para os 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A partir do empenho de professores, escritores e outros parceiros são publicados, semanalmente, vídeos com foco na promoção da leitura e da literatura para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Além de professores, já enviaram vídeos para o canal os imortais da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, o diretor de cinema Cacá Diegues, entre outros participantes.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca.

Sala de Leitura

O canal, lançado recentemente, já conta com 95 vídeos, com conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como o imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, o bisneto do imortal Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e Pedro Bandeira. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para facilitar, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 5,4 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades.
Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

• 6 de julho de 2020