Prefeitura desenvolve talentos de alunos com superdotação e altas habilidades da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 27/07/2020 - 14:35 | Atualizado
Secretaria de Educação formou parceria voltada a alunos com superdotação e altas habilidades. Foto: Prefeitura/Divulgação

Para desenvolver talentos e transformar vidas de crianças e jovens socialmente vulneráveis e identificados com indícios de Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD) que estudem na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, renovou o Acordo de Cooperação com o Instituto Rogerio Steinberg/IRS, organização sem fins lucrativos que atende estudantes com este perfil e oferece atividades de educação complementar (culturais e educacionais). Só em 2020, foram mais de 200 beneficiados com a ação realizada pelo Instituto Rogério Steinberg (IRS) em parceria com a SME. Mesmo durante o período de isolamento social, o atendimento continua a ser feito para os alunos da rede municipal, com as atividades do Programa Desenvolvendo Talentos ganhando adaptações: diariamente, pela internet, ocorrem as oficinais ao vivo. E os conteúdos são disponibilizados para os participantes por meio de ferramentas de comunicação oficial.

As atividades são direcionadas para 42 escolas da área da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, onde foram identificados estes estudantes por meio de um processo seletivo para participar do programa Desenvolvendo Talentos. A parceria não tem custos para o município e foi renovada até abril de 2021.

Desde o início desta parceria com a SME, o Instituto Rogério Steinberg atende 224 alunos entre crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino. A missão da iniciativa é despertar e desenvolver talentos, baseado na crença de que talentos podem ser encontrados em qualquer classe social. O IRS e a SME entendem que a geração de oportunidades e a valorização do esforço pessoal são fundamentais para o desenvolvimento do talento e, consequentemente, contribuem para a transformação social de seus beneficiários.

Para identificar os alunos beneficiados, foi realizado um processo seletivo composto de quatro etapas: avaliação acadêmica (português e matemática), autoavaliação comportamental e social, entrevista social com a família; além de entrevistas e testes realizados por psicólogos para identificar sinais de altas habilidades.

Link de imagens: