Prefeitura dá as boas-vindas aos novos professores da rede municipal

Publicado em 25/03/2022 - 14:30 | Atualizado
Cerimônia na Cidade das Artes deu as boas-vindas aos novos professores da Rede Municipal de Ensino - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, receberam, em uma cerimônia de boas-vindas, os 1.121 novos professores convocados para a Rede Municipal de Ensino e já aptos para atuar nas salas de aula. O evento foi realizado nesta sexta-feira (25/3), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Os novos docentes serão destinados às turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

– Super boas-vindas para todos. Aqui está o futuro da nossa cidade e do nosso país. Essa é a aposta que a Prefeitura faz. Temos o desafio da aprendizagem, nós não vamos conseguir construir um país adequado, mais justo, se nós não enfrentarmos esse desafio. Sejam profissionais orgulhosos da educação carioca. Parabéns – festejou o prefeito do Rio.

Esta não foi a primeira convocação realizada na terceira gestão do prefeito Eduardo Paes. Em dezembro do ano passado, mil novos professores que entraram na Rede Municipal de Ensino, aprovados em concursos públicos realizados em 2016 e 2019, também receberam as boas-vindas. Os professores convocados em 2021 atuam em todas as disciplinas curriculares.

– Um dia muito especial, não se faz educação sem os professores. Eles têm papel fundamental nas nossas salas de aula. Estamos muito felizes de poder recepcionar todos esses professores e ver o brilho nos olhos deles para que possamos avançar na nossa educação carioca, que conta com instituições incríveis. Ficamos muito gratos em ver nossos professores animados e comprometidos em fazer a diferença – afirmou o secretário de Educação.

Convocação de Agentes Educadores

Em fevereiro deste ano, um grupo de 750 agentes educadores também foi convocado. Esses novos profissionais entraram para somar à rede de ensino. Peças fundamentais no acolhimento de alunos de todas as séries, eles auxiliam na organização do ambiente escolar e acompanham atividades livres e extracurriculares, sempre com foco no bem-estar, na saúde, na educação, na cultura e na recreação dos estudantes. Os agentes educadores têm outra função essencial dentro das instituições de ensino. Eles zelam pelo bom funcionamento de equipamentos, instrumentos e bens patrimoniais.

Migração professores

Também em fevereiro, para ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de ensino, a Prefeitura do Rio anunciou a migração de 500 professores para o sistema de 40 horas. Os profissionais listados nesta chamada são 350 professores regentes de turma e 150 membros de equipes gestoras das unidades escolares.

• 25 de março de 2022