Prefeitura alcança a marca de 200 Ginásios Educacionais Tecnológicos na cidade

Publicado em 27/06/2024 - 17:35 | Atualizado em 27/06/2024 - 17:43
O GET Gonçalves Dias é uma escola centenária, inaugurada em 1° de setembro de 1872, por D. Pedro II - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, inauguraram nesta quinta-feira (27/06) mais dois Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), com destaque para a 200ª unidade: o GET Gonçalves Dias, em São Cristóvão, na Zona Norte. E, na Zona Oeste, pelo programa Fábrica de Escolas, foi entregue o GET Professor Célio Lupparelli, em Rio das Pedras.

O GET Gonçalves Dias é uma escola centenária, inaugurada em 1° de setembro de 1872, por D. Pedro II. Ela passou por obras e reparos para atender mais de 350 alunos, do 6º ao 9º ano, no mais inovador modelo de escola pública do país.

– Dom Pedro II fez cinco escolas públicas de muita qualidade. E esta aqui foi a primeira delas. E é muito simbólico que a gente celebre o GET de número 200 aqui. Mostra que, sempre, o que menos importa é a idade. A gente pode ousar, independentemente do tempo que a gente tem. A gente não precisa de construções faraônicas para fazer algo moderno. O que mais importa é termos a ideia correta e ter gente com a capacidade de implementar e, principalmente, que a gente junte ousadia com capacidade de sonhar e pensar grande. Esse é o desafio – afirmou o prefeito.

Os GETs são escolas baseadas no método STEAM (foco em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), que integra diferentes áreas do conhecimento, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade humana. Além disso, investe na qualificação da educação integral, com atividades das 7h30 às 14h30.

Esse modelo educacional, lançado em março de 2022, tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar.

O secretário Renan Ferreirinha estava orgulhoso da marca alcançada pela Secretaria de Educação. Ele lembrou o desafio que representou a implantação do modelo e o sucesso alcançado.

– O GET é o CIEP do século XXI, uma escola em tempo integral que integra diferentes áreas do conhecimento e consegue preparar nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho deste século. Começamos com um GET, em 2022. Depois fomos para 75, em 2023, e chegamos a 200 em toda nossa cidade. Isso faz com que nossos alunos tenham melhor perspectiva de futuro – disse o secretário de Educação.

Modelo atende a 100 mil alunos

Com a inauguração do GET Gonçalves Dias, a rede municipal passa a contar com 200 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a 100 mil alunos neste novo modelo de escola. Até sábado, o secretário de Educação ainda vai visitar outros 12 GETs já em funcionamento. São atendidos alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

Rio das Pedras ganha sua unidade pelo Fábrica de Escolas

Ainda nesta quinta-feira (27/06), foi inaugurado o GET Professor Célio Lupparelli, na comunidade de Rio das Pedras, no Itanhangá, na Zona Oeste, com capacidade para atender a 840 alunos. As obras do programa Fábrica de Escolas tinham sido paralisadas em 2016 e foram retomadas pela atual gestão.

O novo GET conta com 24 salas, colaboratório, sala de leitura, auditório, cozinha e refeitório, quadra poliesportiva coberta e área administrativa para o atendimento de 840 crianças.

– É mais uma entrega da Rio-Urbe, com um prédio com todo conforto, acessibilidade e com uma construção limpa, visando o conforto térmico das nossas crianças. Todo o prédio é climatizado com tecnologia para atender o programa da secretaria de Educação -, explicou o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.

Pai da Natália Ferreira, de 13 anos e aluna do 8º ano, Fernandes José Ferreira destacou a proximidade de casa como uma das principais vantagens da nova unidade. Antes, adolescente que mora em Rio das Pedras precisava se deslocar para uma escola na Gardênia Azul.

–  Ela estava numa escola em outro bairro, precisava de condução e tinha a dificuldade do trânsito, perdia muito tempo. Agora, é bem melhor, mais próximo de casa – explicou Ferreira.

Também em Rio das Pedras, o GET Robson Gracie e o EDI Clarice Lispector foram entregues em fevereiro deste ano e já atendem a mais de mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Agora, o GET Professor Célio Lupparelli vai atender aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.

Fábrica de Escolas

Idealizado nas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, o programa Fábrica de Escolas é responsável pela construção e reconstrução de mais de 100 unidades escolares no Rio, entre as quais Espaços de Desenvolvimento Infantil e escolas de ensino fundamental. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Desde que foi retomado em 2021, o programa já inaugurou 16 escolas nas zonas Norte e Oeste.

Professor Célio Lupparelli, exemplo da educação

Médico, biólogo, administrador, pedagogo e advogado, foi como professor — profissão que exerceu por 44 anos nas redes pública e privada — que Lupparelli ficou mais conhecido. Morador de Jacarepaguá, o professor também foi administrador regional e subprefeito adjunto do bairro.

Chegou à Câmara de vereadores em 2007 e se comprometeu com a educação e a defesa dos animais. O parlamentar morreu em maio deste ano aos 77 anos.

• 27 de junho de 2024