Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca tem noite inesquecível com João Bosco no aniversário de dois anos

Publicado em 03/09/2019 - 17:09 | Atualizado em 21/11/2019 - 11:18
João Bosco se apresenta junto com a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no Theatro Municipal: dois anos de um programa vencedor. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do RioJoão Bosco se apresenta junto com a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no Theatro Municipal: dois anos de um programa vencedor. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Noite de 2 de setembro, Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Centenas de instrumentistas, cantores e dançarinos, sob a regência do maestro Anderson Alves. João Bosco, o convidado de honra, resumiu assim:

– A formação artística é a coisa mais importante que você pode ter no inicio de sua educação. Exatamente porque ela enobrece o espírito, a pessoa cresce com uma coisa bonita dentro, que só a música e as artes podem oferecer.

Foi desse jeito, como “só a música e as artes podem oferecer”, que a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), formada por alunos de escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, festejou dois anos de criação. O espetáculo, inesquecível, na companhia de um dos maiores cantores e compositores da MPB, reuniu 750 músicos, que tocaram durante 70 minutos.

VÍDEO: veja um trecho da apresentação

Inicialmente, os músicos da orquestra se apresentaram sozinhos, com repertório erudito e popular. Na segunda parte, dividiram o palco com Bosco. No cardápio, clássicos da Música Popular Brasileira e do próprio João, como “O Bêbado e o Equilibrista”, “Jade”, “Corsário” e “Papel Machê”.

Apresentação de 2 anos da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca no Theatro Municipal. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

– Muitas pessoas desse programa moram em comunidades, elas podem seguir pelo caminho da música, que é um lado maravilhoso – disse a violinista Karyne Rodrigues, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Leônidas Porto e integrante da orquestra.

Vem muito mais por aí

A apresentação no Theatro Municipal foi a primeira de uma série bem extensa, todas com entrada franca. Durante o mês de setembro, o Programa Orquestra nas Escolas vai comemorar o seu segundo aniversário com as seguintes apresentações:

Saiba mais sobre o Programa Orquestra nas Escolas e a OSJC

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Orquestra nas Escolas foi criado em 2017, por meio do estudo, da prática e da vivência musical. Em apenas dois anos, o programa já beneficia mais de 11 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, espalhados por 52 escolas. Além das aulas nas instituições de ensino, o projeto conta com 14 formações musicais, entre elas a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC).

Oferecida aos estudantes da rede em horários de contraturno e pós-turno escolar, as aulas acontecem em diferentes regiões da cidade. Até o final do ano mais unidades serão incluídas no programa, como Espaços de Desenvolvimento Infantis (EDIs), atendendo alunos desde a pré-escola e atingindo 30 mil alunos no total. Entre as opções de escolha ao estudante estão: violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trombone, saxofone, clarinete, bandolim, trompa, tuba, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal, percussão, e canto coral.

Para fazer parte do grupo, os alunos participam de audição e os aprovados passam a ensaiar duas vezes por semana com maestros. Cada integrante da orquestra recebe bolsa-auxílio no valor de R$ 200, além de lanche e vale-transporte. Alunos do 9º ano, quando seguem rumo ao Ensino Médio, têm a oportunidade de se tornar monitores da OSJC e demais orquestras do projeto. Atualmente o programa já conta com 62 monitores.

Em maio deste ano, uma comitiva com 61 estudantes da OSJC se apresentou na Espanha. Os músicos ficaram 12 dias no país europeu, passando por Madri Valência e Alicante, em um intercâmbio cultural, com diversas apresentações em salas de música e casas lotadas.

• 3 de setembro de 2019