Orquestra formada por alunos da Rede Municipal receberá Moção na Câmara de Vereadores

Publicado em 04/12/2019 - 18:07 | Atualizado
  • Início/
  • /

Na próxima sexta-feira, dia 6/12, às 9h30, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e 24 pais de alunos que participam do projeto receberão Moções no salão nobre do Palácio Pedro Ernesto, na Câmara dos Vereadores. A homenagem é uma iniciativa do vereador Dr. Carlos Eduardo. O projeto Orquestra nas Escolas foi criado em março de 2017 pelo prefeito Marcelo Crivella e, hoje, beneficia mais de 11 mil estudantes músicos de 8 a 15 anos, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Até o final do ano mais unidades serão incluídas no programa, como Espaços de Desenvolvimento Infantis (EDIs), atendendo alunos desde a pré-escola e atingindo 30 mil alunos no total. Os alunos podem optar pelos seguintes instrumentos: violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trombone, saxofone, clarinete, bandolim, trompa, tuba, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal, percussão, e canto coral.

Para fazer parte da OSJC, os alunos participam de audição e os aprovados passam a ensaiar duas vezes por semana com maestros. Cada integrante da orquestra recebe bolsa-auxílio, além de lanche e vale-transporte. Alunos do 9º ano, quando seguem rumo ao Ensino Médio, têm a oportunidade de se tornar monitores da OSJC e demais orquestras do projeto. Atualmente o programa já conta com 62 monitores.

Em maio deste ano, uma comitiva com 61 estudantes da OSJC se apresentou na Espanha. Os músicos ficaram 12 dias no país europeu, passando por Madri e Valência, em um intercâmbio cultural, com diversas apresentações em salas de música e casas lotadas. Já se apresentaram com a OSJC: Elba Ramalho, Toquinho, Guilherme Arantes, Moraes Moreira, João Bosco e DJ Malboro.

• 4 de dezembro de 2019