Grupo teatral leva arte para mais de dois mil alunos de escolas da rede municipal

Publicado em 13/09/2019 - 18:15 | Atualizado em 16/09/2019 - 12:46

Grupo teatral leva arte para mais de 2 mil alunos das escolas da Prefeitura do RioO encanto do teatro vai chegar a escolas da Prefeitura do Rio na próxima semana. De 16 a 23 de setembro, seis unidades municipais vão receber o espetáculo “Curumim”, uma homenagem à cultura indígena, aos seus costumes e à relação dos índios com a fauna e flora regional brasileira. Serão sete sessões diárias de 20 minutos por escola, atingindo um total de 2.100 alunos. As unidades que vão receber o espetáculo da Cia. BuZum! são: Escola Municipal Lúcio de Mendonça, em Anchieta; Ciep Rubens Paiva, em Curicica; Escola Municipal José Pancetti, em Realengo; Ciep Aracy de Almeida, no Jardim Sulacap, Escola Municipal Compositor Donga, na Taquara; e Ciep Zumbi dos Palmares, em Fazenda Botafogo.

A peça “Curumim” conta que, há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta e que todos viviam lá em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida, os peixes sumiram, as árvores pararam de dar frutos e todos passaram fome. De repente, sem que houvesse explicação, Mani deixou de viver. Posteriormente, de dentro da oca onde a menina morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. O grupo então a batizou de Mani Oca (Mandioca), essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a forma de todos da aldeia.

Os espetáculos desta companhia teatral são apresentam mitos folclóricos, histórias que trazem a valorização da cultura popular brasileira, contos indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte. Além disso, os estudantes levam o aprendizado da história para o dia a dia com as cartilhas que são distribuídas ao final das encenações.

Criado em 2010, o grupo já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10 mil apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2 mil escolas públicas de 250 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além de Porto Suarez, na Bolívia.

Em 2016, BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte Para Crianças – voto popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Lista das escolas municipais que receberão o espetáculo “Curumim”

A iniciativa gratuita é da Cia. BuZum!, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR, com apoio da CCR Nova Dutra, que leva teatro itinerante (ônibus-teatro) com peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil.

Dia: 16 de setembro (segunda-feira)
Local: Escola Municipal Lúcio de Mendonça
Endereço: Rua Itajace, 34, Anchieta, Rio de Janeiro – RJ
Horários: 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h10 e 14h50