Fábrica de Escolas: Prefeitura inaugura GET e EDI em Rio das Pedras

Publicado em 29/02/2024 - 11:55 | Atualizado em 29/02/2024 - 12:18
O EDI Escritora Clarice Lispector foi construído para atender 300 crianças com 12 salas - Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quinta-feira (29/2), um Ginásio Educacional Tecnológico (GET) e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, com capacidade para atender 1.020 alunos. As obras do programa Fábrica de Escolas tinham sido paralisadas em 2016 e foram retomadas pela atual gestão. O GET Robson Gracie e o EDI Clarice Lispector, ambos em Rio das Pedras, vão da educação infantil ao ensino fundamental, com educação em horário integral, das 7h30 às 14h30.

– A homenagem ao Robson aqui é para que essas crianças se inspirem no exemplo, nos valores e na disciplina da família Gracie, isso é o mais importante. O legal de ter nome de escola é que a gente vai formando várias gerações e essa garotada, daqui a 30 anos, vai dizer: “me formei lá no Robson Gracie”. Que bom que a gente eterniza um grande brasileiro e um grande homem que foi o Robson Gracie – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O EDI Escritora Clarice Lispector foi construído para atender 300 crianças com 12 salas — quatro berçários e oito salas de atividades. Além de contar com fraldário, lactário, solarium, parquinho, unidade de alimentação e nutrição, secretaria, sala de direção, depósitos e vestiários. O custo foi de pouco mais de R$ 20 milhões.

Já o GET Mestre Robson Gracie conta com 24 salas, colaboratório, sala de leitura, duas salas de recursos, auditório, cozinha e refeitório, quadra poliesportiva coberta e área administrativa para o atendimento de 720 crianças. Os investimentos da Prefeitura ultrapassaram os 27,5 milhões.

– A inauguração dessas duas unidades é um marco histórico para a região de Rio das Pedras. Estamos fazendo aqui uma grande revolução na educação. As famílias estão sendo beneficiadas com o melhor modelo de ensino que nós temos, que é o GET,  e também com o modelo de educação infantil que o prefeito criou em seu primeiro mandato – destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Tanto os EDIs como os GETs do Programa Fábrica de Escolas atendem às normas de acessibilidade e são climatizados. Os ambientes pedagógicos são construídos com materiais térmico- acústicos, com fachadas duplas, forros e painéis, garantindo o conforto de alunos e professores com temperaturas agradáveis e isolamento de som externo.

– Hoje, a Rio-Urbe entrega mais duas escolas aqui em Rio das Pedras para a Secretaria de Educação. Essas escolas têm um padrão de conforto que os nossos alunos cariocas merecem, com ar-condicionado e acessibilidade. Com tudo de mais moderno que a gente pode entregar – disse o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.

O GET é o modelo de escola pública mais inovador do país, que segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral.  Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar.

O GET Mestre Robson Gracie conta com 24 salas para atender 720 crianças – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Fábrica de Escolas

Idealizado nas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, o programa Fábrica de Escolas é responsável pela construção e reconstrução de mais de 100 unidades escolares no Rio, entre as quais Espaços de Desenvolvimento Infantil e escolas de ensino fundamental I e II. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Desde que foi retomado em 2021, o programa já inaugurou 15 escolas nas zonas Norte e Oeste.

Clarice e Gracie, referências na literatura e no esporte

Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras de língua portuguesa do século 20. Nascida Chaya Pinkhasivna Lispector, na Ucrânia, em 1920, veio bem nova para o Brasil.

Carlos Robson Gracie foi lutador e mestre de jiu-jitsu. Nasceu em 1935, no Rio de Janeiro. Era o segundo filho de Carlos Gracie, fundador do esporte no Brasil, e sobrinho de Hélio Gracie, responsável pela difusão da arte marcial no país. Deixou seis filhos, entre eles os lutadores Renzo Gracie, Ralph Gracie e Ryan Gracie, além dos netos Kyra Gracie e Neiman Gracie.

– Educação e esporte andam juntos. É uma maneira que você tem de conquistar os seus sonhos, realizar os seus objetivos. Crianças, nunca deixem de acreditar no potencial de vocês. Quero agradecer em nome do meu pai, dos meus irmãos e da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro. Tenho certeza de que isso representa muito para o nosso esporte – declarou Hanna, uma das filhas de Robson Gracie, que compareceu ao evento ao lado das irmãs Kenya e Clara.

Mães e responsáveis elogiam as novas escolas

Os moradores de Rio das Pedras elogiaram as instalações das novas unidades escolares. Cristina da Silva Custódio conta que ficou muito feliz quando recebeu a confirmação da matrícula da filha Cristal, de 4 anos, no EDI Escritora Clarice Lispector.

– É uma escola muito boa, bem arrumada, tudo novo, gostei muito. Para mim, facilitou bastante porque eu moro aqui perto – disse a mãe.

• 29 de fevereiro de 2024