Escolas da Prefeitura recebem homenagem na Câmara Municipal por apoio a projeto contra maus tratos aos animais

Publicado em 19/12/2019 - 19:22 | Atualizado
  • Início/
  • /

Cerca de 50 escolas municipais da 10ª CRE, localizadas na Zona Oeste da cidade, foram homenageadas pelo presidente da Comissão de Direitos dos Animais, o vereador Luiz Carlos Ramos Filho, em solenidade na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 16/12. A Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação implementou, em novembro, o projeto educacional ‘Bichinho de Estimação’ em unidades de ensino da Rede Municipal. Mais de 110 escolas da Prefeitura participaram da Semana da Proteção Animal, levando a conscientização a cerca de 90 mil jovens da rede municipal.

– Temos uma Rede Municipal de Ensino grandiosa, com mais de 600 mil alunos. Temos a preocupação de oferecer um ensino de qualidade, mas ao mesmo tempo queremos formar futuros cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. Ações como essa são importantes para incentivar a prática da solidariedade, do respeito e dos cuidados aos animais. Parabéns à Subem, ao vereador Luiz Carlos e a todos os envolvidos – comentou a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane.

Para o vereador Luiz Carlos Ramos Filho, esta foi mais uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Subsecretaria de Bem-estar Animal e a Câmara Municipal. E as crianças precisam ter a consciência de que os animais são seres com sentimentos e seus direitos devem ser garantidos pelo Estado e respeitados por todos.

– Esse é um desejo antigo e agora consegui implementar o Projeto educacional em nosso município! Estou muito feliz pela Educação ter abraçado a causa animal! É de pequeno que se aprende, tudo que se planta no solo da educação fecunda. E estamos plantando agora para colhermos no futuro. Parabenizo as escolas que se engajaram na causa, estamos muito felizes! – disse o vereador.

Ano que vem, o projeto se estenderá ao município, informa a Subem, com atividades lúdicas, pedagógicas e artísticas. O Projeto Bichinho de Estimação, visa orientar os jovens sobre a legislação que protege os bichanos e também sobre os cuidados necessários.

– Não tenho palavras para expor o que sinto neste momento, é uma felicidade que não cabe no peito! Levar essa mensagem de cuidados as nossas crianças, é uma atividade fundamental para diminuirmos o abandono e maus-tratos, em nossa cidade! Agradeço à Secretária Talma, por essa parceira ímpar! – afirmou o subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula.

As escolas receberam moções, entregues pela comissão de direito dos animais. E os alunos ganhadores das melhores redações receberam o Selo ‘Sou do Bem Animal’ da Subsecretaria de Bem-Estar Animal.

A Subsecretaria está aberta a solicitações da rede privada. Interessados devem entrar em contato com a SUBEM e agendar a visitação da equipe em sua escola!

Como é o Projeto?

Fundamental I:
Os alunos do ensino fundamental I participarão de atividades lúdicas, com imagens, vídeos e desenhos sobre os cuidados com os animais. Após esse conteúdo eles desenvolverão trabalhos de artes, como desenhos e colagens, demonstrando o que observaram em suas casas e comunidades.

Fundamental II:
Os alunos do ensino fundamental II participarão de um debate sobre bem-estar e direitos dos animais, onde serão exibidos vídeos, fotos e conteúdos legislativos sobre a Lei: 6435/2018. Após esse conteúdo eles desenvolverão trabalhos redacionais com as questões: “Como vivem os animais do meu bairro?” e “O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida deles?”.

O projeto ainda contará com a visitação dos alunos ao Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo, para que eles possam ter contato com animais que foram abandonados por seus tutores. O CPA/Fazenda Modelo abriga cerca de 800 animais, todos vítimas de abandono e maus-tratos.

Informações ligue: (21)99399-3968

• 19 de dezembro de 2019