Publicado em 05/03/2019 - 13:24 | Atualizado em 05/03/2020 - 22:08
  • Início/
  • /
  • Escola de samba mirim da Prefeitura levanta a Sapucaí com enredo sobre a diversidade brasileira
Escola de samba mirim da PrefeituraFotos: Hélio Melo

Fotos: Hélio Melo

A Marquês de Sapucaí abriu alas nesta terça-feira (5/3) para 1.600 crianças de 35 escolas municipais para o Desfile das Escolas de Samba Mirim do Rio. Neste ano, o Coração Unidos do Ciep apresentou o samba enredo “De canto em canto o Brasil dá o tom”, uma ode à diversidade da população brasileira, de norte a sul do país. Com 14 alas e dois carros alegóricos, a criançada de 5 a 18 anos de escolas de todas as regiões da cidade se esbaldou na folia e cantou o samba enredo na ponta da língua.

A comissão de frente do Coração Unidos do Ciep, segunda escola a se apresentar, foi composta por mágicos que apresentaram as cores do Brasil na avenida. O indígena, o baiano, o sertanejo e o malandro carioca fizeram graça com a plateia de pais e amigos que sambaram nas arquibancadas ao longo da apresentação de 30 minutos.

Yasmim Vitória Andrade, de 11 anos, entrou na Sapucaí com garra para puxar a escola. Ela foi a musa escolhida para este ano e, pela primeira vez, usou a fantasia de plumas azuis. “Eu amo Carnaval, amo sambar e por os pés na avenida é a realização de um sonho. É inexplicável o que a gente sente quando chega a hora de puxar a nossa escola do coração”, disse a estudante do 6º ano.

Uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto Escola de Bamba, Érika Lobo, acredita que o desfile é um modo de ensinar mais para os estudantes. “O dia de hoje representa um momento chave para que os nossos alunos se percebam como parte do Carnaval. Mobilizamos escolas de toda a cidade e trabalhamos com eles todas as fases do desfile. É um dia muito significativo para todos nós. Eles também são produtores dessa festa da cultura”.

Fotos: Hélio MeloO casal de mestre sala e porta-bandeira Matheus Caetano, 11 anos, e Sofia Santos, 9 anos, da Escola Municipal Augusto Mota e Escola Municipal Reino dos Pequeninos giraram e fizeram o cortejo para a plateia. “Pisar nessa avenida é arrepiante. Eu não quero nunca deixar de sentir a alegria do Carnaval”, disse a pequena Sofia.

“Sou mensageiro da paz / Sou a voz da esperança / Vem com a Coração Unidos / Derramar versos sob a crianças”, a dupla mirim cantava em meio a sorrisos.

Votação

Já está aberta a votação para premiar as escolas de samba mirim no troféu Tamborim de Ouro em quatro categorias: escola, bateria, mestre sala e porta-bandeira e samba-enredo. A ação é uma promoção do grupo O Dia.

Vote na Coração Unidos do Ciep aqui: https://bit.ly/2C7rI7X

• 5 de março de 2019