Publicado em 15/07/2019 - 18:06 | Atualizado em 15/07/2019 - 18:11
  • Início/
  • /

Das 144 mil escolas públicas do país, a Escola Municipal Friedenreich, localizada no Maracanã, foi a escolhida para representar o Brasil na visita do ministro da Educação de Bangladesh, Zakir Hossen, e sua comitiva na manhã desta segunda-feira (15/07). Em missão diplomática com o objetivo de conhecer como funciona na prática uma escola de educação básica brasileira, os nove representantes do país com a 8ª maior população mundial foram recebidos pelo coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Marcelo Fernandes, e a diretora da unidade, Sheyla Vivório.

Escola da Prefeitura do Rio é selecionada como exemplo nacional para receber visita do Ministro da Educação de BangladeshCom cerca de 50% da população com mais de 15 anos sem saber ler e escrever, Bangladesh vive o desafio de corrigir a idade e série dos seus alunos e diminuir a evasão escolar. Para isso busca ideias para transformar suas unidades em espaços escolares mais dinâmicos e atrativos. Com boas referências, a escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro foi escolhida para ser observada de perto.

Os asiáticos visitaram todos os espaços da unidade, conversaram com alunos e professores e fizeram muitas perguntas sobre o funcionamento das escolas da Prefeitura do Rio. Quantidade de alunos por turma, remuneração de professores, planejamento de aulas, material didático distribuído aos estudantes, atividades extracurriculares foram alguns dos questionamentos levantados pelo grupo.

– Queremos conhecer melhor o ensino no Brasil, de modo a verificar experiências positivas que possamos levar para o nosso país. Estou encantado com tudo que vi aqui. Fiquei impressionado com a quantidade de refeições oferecidas, com café da manhã, lanche e almoço e em como vocês valorizam a boa alimentação. Aqui, cada turma tem o seu professor específico. Lá temos professores por disciplinas que se revezam atendendo as turmas do 1º segmento (1º ao 6º ano) – explicou o ministro da Educação, Zakir Hossen.

Escola da Prefeitura do Rio é selecionada como exemplo nacional para receber visita do Ministro da Educação de BangladeshBangladesh conta com dois ministros da Educação. Hossen é ministro da Educação Primária e Alfabetização. O país tem outro Ministério da Educação independente responsável pelo Ensino Médio, vocacional e superior.

Com 370 alunos divididos em 14 turmas da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Friendereich conquistou a avaliação de 7,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, ficando bem acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação de 6,8 e entre as melhores unidades da Prefeitura do Rio. Com taxa zero de abandono, a escola oferece atividades dinâmicas, atrativas e inclusivas. Além das aulas tradicionais como Português, Matemática e Ciências, a unidade trabalha com as crianças artes cênicas, música, informática e uma experimentação na Língua Alemã.

– Foi uma manhã muito proveitosa. Essa troca de experiências foi enriquecedora para o nosso grupo de professores e acredito que eles saem daqui hoje com o mesmo sentimento. Ficamos com grande expectativa em relação a esta visita, mas deu tudo certo. Eles vivenciaram de verdade um pouco do que passamos aqui diariamente – ressaltou a diretora Sheyla.

• 15 de julho de 2019