Publicado em 20/09/2019 - 11:49 | Atualizado
  • Início/
Escola da Prefeitura do Rio está entre as 20 melhores do Brasil

Classificada como uma das 20 melhores escolas do país, a Escola Municipal Rodrigues Alves é destaque nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da educação no país através de dois indicadores: o fluxo escolar e a média de desempenho nas aprovações. Na quarta-feira, dia 4/9, o diretor Alexandre Magno Mello, que coordena os trabalhos na unidade, recebeu das mãos do ministro da Educação, Abaham Wintraub, em Brasília, um prêmio por ter alcançado a nota 7,2, que coloca a escola da Prefeitura do Rio neste relevante patamar entre as melhores instituições de ensino do Brasil. Segundo dados do Ministério da Educação, foram avaliadas pelo Ideb 34.136 unidades escolares. No Estado do Rio de Janeiro, apenas a Escola Municipal Rodrigues Alves, localizada na Barra da Tijuca foi selecionada.

Escola da Prefeitura do Rio está entre as 20 melhores do BrasilO evento “Destaques da Educação Fundamental”, realizado na sede do Ministério da Educação, tem o objetivo de reconhecer e valorizar os melhores resultados obtidos no índice nacional. Ao todo, 60 estudantes de todo o país, do 5º ao 9º ano, foram homenageados por terem obtido bom rendimento escolar. Também foram aplaudidos 20 diretores de escolas brasileiras pela boa gestão.

O Ideb é calculado a partir de dados sobre a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas Avaliações do Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e a Prova Brasil.

O diretor da unidade, o professor Alexandre Magno Mello, afirma que o reconhecimento foi um momento muito feliz para a escola.

– O MEC selecionou quatro escolas de cada região do país de todos os segmentos que tiveram aumento na nota do Ideb ou que figuraram entre as mais bem colocadas. Do Rio de Janeiro, em todos os segmentos de ensino, apenas a nossa foi indicada como uma das melhores do Brasil. Foi um momento também muito feliz para nossos alunos, que receberam um certificado de reconhecimento por bom desempenho.

Para o professor Marcos Vinícius, coordenador pedagógico da Escola Rodrigues Alves, que lidera o ranking municipal no Ideb para os anos finais do Ensino Fundamental e é associada à Unesco desde 2016, “a conquista é de toda a comunidade escolar, que se compromete com a educação de qualidade”.

Escola da Prefeitura do Rio está entre as 20 melhores do Brasil— Na Escola Municipal Rodrigues Alves nós estamos sempre presentes na rotina dos estudantes. A nossa escola é de turno único e atendemos 220 alunos do 7º ao 9º ano. Temos professores que realizam planejamento no ambiente escolar, com centro de estudos e garantimos a prática pedagógica além do currículo comum, com eletivas diversas. E também o Projeto de Vida e o Estudo Dirigido, que é um momento para eles planejarem o futuro e aprender a estudar e aprender, na forma de uma orientação.

A secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Talma Romero Suane, parabeniza alunos, professores e a direção da Escola Municipal Rodrigues Alves pela posição de destaque no cenário brasileiro. “Com qualidade, esforço e dedicação os bons resultados sempre aparecem”, diz a secretária Talma.

– É exatamente este modelo de desenvolvimento e performance que tentamos implantar na Rede Municipal de Ensino carioca, com qualidade, excelência, dedicação, planejamento e comprometimento. O resultado é esse. Projeto exitoso, notas altas, orgulho de toda a comunidade escolar – destaca Talma.

A unidade oferece ainda aulas de futsal, reciclagem, inclusão, escrita criativa, preparação para concursos de escolas técnicas e federais, jogos de tabuleiro, dança e cinema. O Ideb é realizado a cada dois anos. Os dados divulgados este ano referem-se ao ano de 2017. O Ideb 2019 está em andamento.

• 20 de setembro de 2019