Publicado em 09/07/2019 - 18:58 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Cônsul Geral do Líbano visita escola batizada com o nome do país asiático e premia alunos

Parceria do consulado com a SME, evento teve a presença da primeira-dama, Sylvia Crivella

Cônsul Geral do Líbano visita escola batizada com o nome do país asiático e premia alunosCom 65 anos de história, a Escola Municipal República do Líbano, localizada em Vigário Geral, Zona Norte da cidade, é uma referência na região. Com 500 alunos, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos e classes da Educação Especial, a unidade, batizada com o nome do país do oeste asiático, trabalha com os estudantes a rica história cultural libanesa. Além disso, mantêm relação com o Consulado do Líbano no Rio de Janeiro que realizou nesta terça-feira (9/7) uma cerimônia de premiação para 25 alunos que se destacaram no 1º semestre de 2019.

A primeira-dama da cidade do Rio de Janeiro, Sylvia Jane Crivella; o Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, acompanhado da Consulesa Fernanda Diehl; a Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Heloisa Sermud, entre outras autoridades, participaram do evento e puderam conhecer de perto os espaços escolares recém-reformados.

Cônsul Geral do Líbano visita escola batizada com o nome do país asiático e premia alunos– Hoje é um dia de muita alegria. É dia de celebrarmos a parceria do Consulado Geral do Líbano com a Prefeitura do Rio. É com educação, através da direção dos professores e apoio dos pais, que vocês alunos vão ser conduzidos para o caminho do sucesso – destacou a primeira-dama, Sylvia Jane Crivella.

Para o Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, a única forma de trilhar um futuro melhor é com conhecimento e uma boa formação.

– Tinha 12 anos quando começou a guerra no Líbano. Entre os bombardeios, mortos e feridos, tínhamos que escolher qual caminho seguir: entrar para milícia e ir para guerra ou voltar para casa e estudar. E na minha residência não tinha energia elétrica e nem água potável. Estou dando explicação para provar para vocês que quando uma pessoa tem vontade de mudar e se dedica a isso é capaz de conquistar tudo que almeja. Com conhecimento vocês se tornarão pessoas que vão mudar o país em que vivem – relatou o cônsul.

Os alunos destaques receberam medalhas e certificados pelos bons desempenhos ao longo do 1º semestre deste ano. Um deles é Tiago de Souza Pinto, de 27 anos, da classe da Educação Especial. Matriculado na escola desde 2001, o rapaz foi só elogios.

Cônsul Geral do Líbano visita escola batizada com o nome do país asiático e premia alunos  Cônsul Geral do Líbano visita escola batizada com o nome do país asiático e premia alunos

– É magnífico o trabalho que os professores e a direção realizam. Para construirmos um futuro melhor precisamos ampliar nossos horizontes e construir dentro da escola um espaço de paz, sem injustiças e preconceitos. E é exatamente isso que encontro aqui na Escola República do Líbano – enfatizou o estudante Tiago.

Ana Rita Silva, de 13 anos, também foi premiada. Além de destaque em 2019, a menina foi a primeira aluna da unidade de Vigário Geral que recebeu uma Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). A premiação foi referente à 14ª edição da competição, realizada em 2018.

– No meu primeiro ano estudando aqui, com a ajuda e incentivo dos professores, recebi uma menção honrosa. Em 2019, meu objetivo é ganhar minha primeira medalha na OBMEP – revelou a aluna.

• 9 de julho de 2019