Publicado em 21/01/2020 - 18:04 | Atualizado em 29/01/2020 - 11:23
  • Início/
  • /

Caravana Carioca de Férias chega a Bangu com atividades educativas, lazer e inclusãoCentenas de crianças e jovens de 5 a 15 anos de idade lotaram a Vila Olímpica Jardim Bangu, na Zona Oeste, nesta terça-feira, dia 21/1/2020, para mais uma edição da Caravana Carioca de Férias. A ação itinerante, uma parceria entre a Prefeitura do Rio e o SESC-Rio, acontece gratuitamente até o próximo dia 31/1, em todas as regiões da cidade. Durante a parada do comboio em Bangu, a criançada curtiu, das 9h às 14, uma manhã com muita diversão, esporte, lazer, atividades lúdicas e educativas.

A iniciativa tem a participação das secretarias municipais de Educação; Cultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Conservação e Meio Ambiente; e as subsecretarias de Esportes e Lazer e Bem-estar Animal; Comlurb, Planetário, Multirio, Guarda Municipal e Defesa Civil, entre outros.

A coordenadora da Caravana Carioca de Férias, a professora Aura Liane, que representou a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, destaca que a ação é uma parceria também com a cidade.

— No período de férias, estamos levando uma parte do que a Prefeitura oferece de bom, junto com o Sesc-Rio, para a população conhecer, com foco nas crianças e jovens. Estamos mostrando a potência dos territórios e garantindo à garotada um dia longe do celular, computador e trazendo para um espaço de muita brincadeira e aprendizado — disse a coordenadora.

Uma das ações locais que foram convidadas para a Caravana e mais chamou a atenção da garotada foi a aula de tênis de mesa adaptada. O curso ocorre na Vila Olímpica de Bangu há cinco anos. Desde 1996, o educador físico Carlos Max atua na área e se voluntariou no polo para formar um time campeão: alunos cadeirantes ou com alguma deficiência física se revezam nas mesas para aprimorarem seus talentos no esporte paraolímpico.

— Esse é um trabalho que eu faço com muita felicidade. São cerca de 115 alunos com e sem deficiência que estão se desenvolvendo no tênis de mesa. Não tem diferença entre os talentos — disse o professor.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana está participando da colônia de férias com o grupo Chegando de Surpresa, com muita música e animação. Para saber quais os locais por onde a Caravana vai passar e informações acesse o site caravanacarioca.rio.

Agenda

Dia 24/1 – Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari – Inscrição até 23/01 – no local.

Dia 25/1 – Vila Olímpica da Maré, em Bonsucesso – Inscrição até 24/01 – no local.

Dia 28/1 – Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino – Praça Seca (Mato Alto) – Inscrição até 27/01 – no local.

Dia 29/1 – Cidade das Crianças – Santa Cruz – Inscrição até 28/01 – no local.

Dia 31/1 – Vila Olímpica do Complexo do Alemão – Alemão – Inscrição até 30/01 – no local.

• 21 de janeiro de 2020