Canal literário da Prefeitura do Rio na internet disponibiliza vídeos sobre Shakespeare, Noel Rosa e Mitologia Grega

Publicado em 01/12/2020 - 15:03 | Atualizado
  • Início/
  • /

Alunos da Rede Municipal poderão conferir novas produções de professores e parceiros da SME, além de videoaulas gratuitas

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica nesta terça-feira, 1/12, sete novos vídeos no canal Sala de Leitura Virtual para que os estudantes da Rede Municipal de Ensino se informem e aprendam mais sobre literatura, arte e música. Nesta semana, a equipe da Gerência de Leitura da SME separou material enviado pelos professores e parceiros da pasta a fim de oferecer conteúdos para debater o folclore brasileiro, a mitologia grega, a diversidade, e os artistas Noel Rosa e Shakespeare. Também estão disponíveis no canal videoaulas gratuitas de literatura e outros temas relevantes, que podem ser acessados por qualquer pessoa, inclusive os alunos do 9º ano, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e o projeto de correção de fluxo Carioca 2, que retomaram as aulas presenciais no último dia 17/11.Quem acessar o canal vai poder conferir a professora Marise Helena Duarte ler o conto folclórico “O bicho”, que virá acompanhado de uma atividade do professor Andriolli Costa. Os alunos do PEJA serão apresentados ao “Mito da caverna”, do filósofo grego Platão, na voz do professor Allan Cedrak. A professora Alessandra Martins, da Gerência de Leitura, contará a história de Perseu, guerreiro conhecido por matar o monstro Medusa, na mitologia grega. William Shakespeare vai incrementar a semana com o vídeo de “O sonho de uma noite de verão”, narrado pela professora Helena Horvat. O compositor e poeta Noel Rosa terá a música “Conversa de botequim” cantada pela professora Silvana Huguenin. A professora Ana Carolina Mizrahi vai ler “A praça é de graça”, de Sandra Aymone. E a professora Carine Lemos contará a história de seu livro autoral, “O mundo interestelar”, que aborda inclusão de forma ampla.

Os estudantes também poderão acessar uma playlist especial de 66 videoaulas preparadas por professores da Rede Municipal de Ensino. São abordados temas como a família e a educação socioemocional.

Desde março, começo do isolamento social, professores, escritores e parceiros da SME, mesmo distantes fisicamente, têm gravado e enviado vídeos para a equipe da Sala de Leitura Virtual publicar no canal. O espaço passou a reunir o conteúdo audiovisual e, hoje, já são 181 vídeos com mais de 74 mil visualizações, disponíveis para os 643 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Há conteúdo inédito toda semana no espaço, acessado pelos estudantes.

Com foco na leitura, literatura e cultura, os vídeos são pensados para todos os anos de ensino atendidos pela Rede Municipal: da Educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Já participaram do canal imortais da Academia Brasileira de Letras, como Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e o diretor de cinema Cacá Diegues.

O material digital poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca.

Sala de Leitura

A Sala de Leitura Virtual foi criada para levar mais leitura e conhecimento aos estudantes da Prefeitura do Rio. A ideia do canal é dar continuidade ao trabalho de leitura, que, em situação comum sem pandemia, estaria permeando o aprendizado nas 1.543 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os professores também têm sido grandes incentivadores desse trabalho, produzindo, indicando e convidando seus alunos a consumirem o conteúdo criado especialmente para eles. O resultado positivo tem trazido até mesmo estudantes de outras redes de ensino e anos escolares para acompanhar o conteúdo gratuito da programação.

SME Carioca 2020

A Sala de Leitura Virtual também está na plataforma de estudos SME Carioca 2020, que já conta com mais de 7,3 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo Escola.Rio lançado SME com uma série de funcionalidades para pais e alunos. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino ainda contam com uma grande vantagem ao acessar o aplicativo Escola.Rio: não terão gasto com o consumo de dados de sua conexão, pois a Prefeitura oferece o serviço de navegação gratuitamente.

• 1 de dezembro de 2020