Cais do Valongo e Toni Garrido na Semana da Consciência Negra do Programa Orquestra nas Escolas da SME

Publicado em 18/11/2020 - 20:17 | Atualizado em 18/11/2020 - 20:19
  • Início/
  • /

Programação terá concerto no Centro e a ópera “O morro canta Canudos”

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora a Semana da Consciência Negra com ações educativas e culturais no Cais do Valongo, local simbólico, além de um convidado muito especial: Toni Garrido, que cantará e atuará no palco com alunos de escolas municipais em uma ópera-concerto composta especificamente para essa homenagem e que acontece na Cidade das Artes. Instituído em homenagem a Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra (20/11) valoriza a influência da matriz africana na formação sociocultural do país, que inclui a conquista da liberdade, a diversidade musical e a reflexão sobre o debate étnico. Para resgatar a força dessa herança, o Programa Orquestra nas Escolas da SME, com 454 alunos da rede municipal, oferece uma série de concertos nos próximos dias, que está detalhada abaixo e tem patrocínio da Uber.No próprio Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, próxima sexta-feira, o Programa Orquestra nas Escolas levará sua música para o Cais do Valongo – local que recebeu quase 1 milhão de navios negreiros nos tempos da escravidão. E nos dias 24 e 25 de novembro, a homenagem se encerra com a ópera “O morro canta Canudos”, uma grande produção com música, teatro e dança que será apresentada na Cidade das Artes, com o convidado Toni Garrido em cena junto a alunos-músicos das escolas da Prefeitura do Rio.

Detalhes da Programação

Os concertos acontecem em diferentes locais públicos do Centro do Rio de Janeiro, com formações musicais compostas por estudantes da rede municipal. No dia 20/11, Dia da Consciência Negra, a Camerata de Choro leva a nossa tradição para o Cais do Valongo, às 10h30.

As comemorações da Consciência Negra prosseguem. A culminância é a ópera “O morro canta Canudos”, que será apresentada nos dias 24 e 25 de novembro, às 19h, na Cidade das Artes. Com direção de Caíque Oliveira e participação especial do cantor Toni Garrido, o espetáculo, criado pelo próprio Programa Orquestra nas Escolas, passeia por diferentes eventos históricos, tais como a criação do Morro da Favela pelos soldados de Canudos, a apresentação do maxixe de Chiquinha Gonzaga no Palácio do Governo, o nascedouro do samba pela Gamboa e arredores, finalizando com uma grande celebração carnavalesca.

Contado por meio de esquetes e fragmentos desses eventos, o espetáculo inclui também o grupo de dança Cia de Sonhos Bárbaros, o Coro Laboratório da Escola Municipal Orsina da Fonseca e da Escola Municipal Carneiro Felipe e vídeos de alunos da rede municipal, ao lado de seus professores e familiares, levando ao público mensagens de liberdade, igualdade e esperança no futuro. O repertório revitaliza a memória da nossa música, reunindo o erudito à música popular e incluindo compositores como Zé Keti, Donga, Dona Ivone Lara e Cartola. O roteiro é de Ana Gabriela Dickstein Roiffe e a direção musical e regência de Anderson Alves.

Serviço

Os espetáculos têm entrada franca e classificação livre. Basta chegar e participar.

“O morro canta Canudos” terá transmissão exclusiva pela internet, ao vivo, nos dias 24 e 25 de novembro, por meio do canal do YouTube do Programa Orquestra nas Escolas (www.YouTube.com/orquestranasescolas)

Semana da Consciência Negra

Formação dos alunos = Camerata de Choro
Cais do Valongo