Publicado em 01/10/2019 - 19:45 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Alunos de escolas municipais visitam exposição itinerante com criações de Lygia Clark e Hélio Oiticica

Quatrocentos alunos das escolas municipais Rodrigues Alves e Almeida Garret vão conviver de perto as criações da pintora e escultora Lygia Clark e Helio Oiticica, que se destacou pelo caráter experimental e inovador da arte concreta. Estes ícones da arte contemporânea brasileira participam, pela primeira vez, juntos de uma exposição itinerante. O projeto Arte Sobre Rodas leva a arte a locais públicos, com o intuito de colaborar para a democratização da arte, fazendo com que as pessoas experimentem, vivam e sejam coautoras das obras. No próximo dia 3/10, quinta-feira, estes alunos vivenciarão esta experiência na Praça do Ó, na Barra, das 9h às 17h.

Um caminhão abriga 14 trabalhos de Lygia e Helio e circula pela cidade. Monitores especializados guiarão as visitas e será possível interagir com os ‘Parangolés Capa 12, da Adversidade’; ‘Capa 13, Estou Possuído’; ‘Capa 16, Guevarcália’, de Oiticica. Com Lygia Clark, a experiência acontece com ‘Estruturas Vivas’; ‘Camisa-de-Força’; ‘Livro Sensorial’; ‘Superfície Modulada’; ‘Cabeça Coletiva’; e ‘Bichos’. Entre outras criações da dupla.

Alunos de escolas municipais visitam exposição com criações de Lygia Clark e Hélio OiticicaAs obras mudam de acordo com a experiência de cada um. O objetivo não é somente a contemplação, mas também o despertar de sentimentos escondidos pela correria do dia a dia, através de objetos que fazem parte do mesmo cotidiano e em espaços públicos. “Estamos fazendo um convite para as pessoas saírem do ‘sedentarismo social”, propõe Robertha Blatt, criadora do éoé, plataforma de projetos que unem arte, psicologia e educação. “O visitante é convidado a experimentar as diferentes sensações propostas por cada obra”, explica Renata Lima, produtora da mostra, ao lado de Robertha.

Esta exposição itinerante que está movimentando as ruas da cidade do Rio vai beneficiar, no total, mais de 1.100 estudantes de escolas municipais, com arte e diversão gratuitas. Até o dia 12 de outubro acontecem outros encontros do projeto Arte sobre Rodas, uma iniciativa das organizações Das Lima e ÉoÉ em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As próximas programações de outubro seguem abaixo. Lygia Clark e Hélio Oticica são os artistas homenageados desta primeira edição.

Novas inscrições

Ainda há vagas para credenciar unidades escolares que tenham interesse em participar. Para confirmar a disponibilidade, entre em contato no número: 21-97135-4180.

Confira a programação dos próximos encontros:

• 02 e 03 de outubro: Praça do Ó, Barra da Tijuca, de 9h às 17h.
• 05 e 06 de outubro: Quinta da Boa Vista, de 9h às 17h.
• 08 de outubro: Praça Mauá, de 9h às 17h.
• 10 de outubro: Praça General Osório, de 9h às 17h.
• 11 e 12 de outubro: Praça Nossa Senhora da Paz, de 9h às 17h.

• 1 de outubro de 2019