Publicado em 10/06/2019 - 18:57 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Alunos de escolas da Prefeitura visitam o Arquivo Nacional pelo projeto “O Rio todo (em) Prosa”
Alunos de escolas da Prefeitura visitam o Arquivo Nacional pelo projeto “O Rio todo (em) Prosa”Alunos de escolas da Prefeitura visitam o Arquivo Nacional pelo projeto “O Rio todo (em) Prosa”

Alunos de escolas da Prefeitura visitam o Arquivo Nacional pelo projeto “O Rio todo (em) Prosa”O Arquivo Nacional, criado em 1838, órgão do Ministério da Justiça, cuida da preservação e divulgação do patrimônio documental do País, garantindo acesso à informação, visando apoiar decisões governamentais, o cidadão na defesa de seus direitos e também incentivar a produção de conhecimento científico e cultural. Com um vasto e valioso acervo, neste mês de junho, o prédio do Arquivo Nacional, que já abrigou a Casa da Moeda do Brasil, abre seus portões para receber cerca de 720 alunos das escolas municipais do Rio. O passeio está levando mais cultura e conhecimento para fora da sala de aula.

Alunos de escolas da Prefeitura visitam o Arquivo Nacional pelo projeto “O Rio todo (em) Prosa”O primeiro dia de visita foi nesta segunda-feira, 10/6, quando alunos da Escola Municipal Narcisa Amália, localizada em Guaratiba, participaram de ações lúdicas que envolvem a história do Arquivo e do país. E conheceram mais sobre o acervo, a importância da memória e da cultura para registrar e preservar o nosso passado.

De olhos atentos, os jovens do 1º ao 9º ano percorreram os corredores do prédio monumental fundado no estilo neoclássico, as salas, exposições e o pitoresco jardim. A ação faz parte do projeto “O Rio todo (em) Prosa”, da Gerência de Leitura da Secretaria Municipal de Educação, e está beneficiando 18 unidades escolares da Rede.

Alunos de escolas da Prefeitura visitam o Arquivo Nacional pelo projeto “O Rio todo (em) Prosa”Nesta semana, as escolas municipais Giuseppe Melchiore, em Guaratiba; Gastão Penalva, em Campo Grande; e Orsina da Fonseca, na Tijuca, também visitarão o Arquivo Nacional na terça e sexta-feira, 11/6 e 14/6, respectivamente.

Além da visitação, o projeto “Rio todo (em) prosa” está motivando as unidades escolares a trabalharem com a produção textual. Até julho, estudantes estão produzindo prosas, poesias e fotografias para o concurso. Os melhores textos irão compor uma coletânea publicada pela SME, em novembro deste ano.

Mais informações sobre o Arquivo Nacional podem ser obtidas no site da instituição: http://www.arquivonacional.gov.br/br/

• 10 de junho de 2019