Publicado em 05/10/2020 - 15:23 | Atualizado
  • Alunos da Prefeitura aprendem expressões em inglês e como reciclar objetos em vídeos da Sala de Leitura Virtual da SME
Canal da Secretaria Municipal de Educação também irá apresentar conto clássico de Machado de Assis para os alunos do Ensino Fundamental. Foto: Divulgação/SME

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulga nesta terça-feira (6/10) novos vídeos de leitura e atividades pedagógicas para que os estudantes da Rede Municipal de Ensino continuem aprendendo, em casa, mesmo durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Nesta semana, a equipe da Gerência de Leitura da SME preparou três conteúdos que dialogam com boas práticas ambientais e de comportamento para serem publicados na Sala de Leitura Virtual. Os três programas são apresentados pelos professores Rosiane Nascimento e Macelo Andriotti, da Gerência de Leitura da SME.

Os alunos entrarão em contato com o conto “Cacarecos do seu Maneco”, de Denise Almeida, que aborda a necessidade de reciclar. Ao final, os estudantes descobrirão como reaproveitar objetos simples e transformá-los. No segundo vídeo será realizada a leitura de clássicos da literatura juvenil. Os professores irão ensinar o sentido da palavra inglesa “nonsense”, que quer dizer “algo sem sentido, lógica ou coerência”. Para ilustrar o aprendizado dessa expressão, foram escolhidos para leitura os livros “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Caroll, e “Book of Nonsense”. Ao final do programa, os espectadores são convidados a escrever um poema ou um conto autoral “nonsense” usando uma palavra-valise, isto é, que tem dois significados numa palavra só.

No último vídeo, os alunos do 7º ao 9º ano e dos projetos de correção de fluxo da SME serão convidados a conhecer o “Conto de Escola”, de Machado de Assis. A ideia é permitir aos alunos voltarem ao passado e refletirem sobre os costumes de outra época, na qual o contexto histórico era o fim do Império, a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. Os estudantes vão aprender a estrutura do conto por meio da história de Pilar, um menino que acordou hesitante em ir para a escola e aprende uma importante lição da vida.

Desde março, quando começou a quarentena, professores, escritores e parceiros da SME têm gravado e enviados vídeos para a equipe da Sala de Leitura Virtual. O espaço passou a reunir o conteúdo audiovisual e, hoje, já são 121 vídeos com mais de 52,2 mil visualizações, disponíveis para os 641 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Os vídeos são disponibilizados toda semana, podendo ser acessados pelos estudantes.

Com foco na leitura, literatura e cultura, os vídeos são pensados para todos os anos de ensino atendidos pela Rede Municipal: da Educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Já participaram do canal imortais da Academia Brasileira de Letras, como Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e o diretor de cinema Cacá Diegues.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca.

Sala de Leitura

A Sala de Leitura Virtual foi criada para levar mais leitura e conhecimento aos estudantes da Prefeitura do Rio. A ideia do canal é dar continuidade ao trabalho de leitura, que, em situação comum sem pandemia, estaria permeando o aprendizado nas 1.542 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os professores também têm sido grandes incentivadores desse trabalho, produzindo, indicando e convidando seus alunos a consumirem o conteúdo criado especialmente para eles. O resultado positivo tem trazido até mesmo estudantes de outras redes de ensino e anos escolares para acompanhar o conteúdo gratuito da programação.

SME Carioca 2020

A Sala de Leitura Virtual também está na plataforma de estudos SME Carioca 2020, que já conta com mais de 6,8 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo Escola.Rio, lançado recentemente pela SME com uma série de funcionalidades para pais e alunos. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino ainda contam com uma grande vantagem ao acessar o aplicativo Escola.Rio: não terão gasto com o consumo de dados de sua conexão, pois a Prefeitura oferece o serviço de navegação gratuitamente.