Ações da Secretaria Municipal de Educação (SME) contra a Covid-19

Publicado em 30/04/2020 - 17:15 | Atualizado em 30/04/2020 - 19:35
Ações da Secretaria Municipal de Educação (SME) contra a Covid-19

A SME Carioca, para minimizar os impactos da pandemia do novo Coronavírus na vida de nossos alunos, colocou em prática algumas ações. Dentre elas, destacamos as seguintes:

Primeiro momento – As escolas abriram para oferecer refeições aos alunos durante o período de suspensão das aulas. O objetivo era fazer com que a imunidade dessas crianças não baixassem, tendo em vista que muitas delas tem a merenda escolar como principal refeição do dia. A medida vigorou por apenas dois dias, cerca de 1.500 refeições foram servidas, mas a atividade foi suspensa por decisão judicial após ação movida pelo Sepe – Sindicato dos Professores. Para compensar, a SME Carioca buscou outra alternativa: a entrega de uma cesta básica para esses alunos que foram à escola com o intuito de realizar a refeição.

Segundo momento – A SME Carioca fez um levantamento de quantas famílias de alunos eram atendidas pelo Programa Bolsa Família/Cartão Carioca e chegou ao número de cerca de 186 mil cadastradas nos programas sociais. Visando à questão da segurança e facilidade na distribuição de cesta básica, foi entregue a esses responsáveis um cartão-alimentação no valor de R$100,00 (Cem Reais) cada para a compra de gêneros alimentícios. Os cartões estão sendo entregues ao longo do mês de abril.

Total de Famílias inscritas no Programa Bolsa Família/Cartão Carioca

CREs Famílias

1ª CRE 10.278
2ª CRE 10.340
3ª CRE 16.632
4ª CRE 20.132
5ª CRE 14.287
6ª CRE 13.171
7ª CRE 17.983
8ª CRE 23.561
9ª CRE 24.512
10ª CRE 30.864
11ª CRE 4.037
Total 185.797

Terceiro Momento – Existiam, além dessas famílias inscritas nos Programas Sociais, familiares de nossos alunos que se encontravam em situações de vulnerabilidade, como: desempregados, com término de contratos de trabalho, MEI, autônomos e que precisavam, também, de um suporte para a compra de cesta básica. Foi criado, então, pela Iplan-Rio, um link https://cartao-alimentacao.apps.rio.gov.br/, para que essas famílias pudessem se inscrever. Até o presente momento, temos cerca de 200 mil famílias inscritas. E a SME Carioca, para agilizar o processo e atender os primeiros inscritos, comprou 50 mil cestas básicas que já estão chegando às CREs.

Quarto Momento – Nesta quinta-feira, dia 30/04, estamos entregando, inicialmente, o 1° lote com 2.500 cestas básicas aos primeiros responsáveis inscritos no link disponibilizado pela SME Carioca, que se encontram desempregados e/ou com contratos suspensos e que não estão inscritos no Bolsa Família e/ou Cartão Carioca, na 1ª Coordenadoria Geral de Educação (CRE).

O 2° lote já está sendo providenciado, de forma a contemplar os demais responsáveis inscritos no link da 1ª CRE.

Data: 30/4 a 9/5/2020

A SME Carioca não está medindo esforços para que todas as famílias sejam atendidas. É preciso lembrar que todas essas ações passam por trâmites para sua realização. São necessários levantamentos para que todos sejam atendidos de maneira justa. Gostaríamos de agradecer a todos que compõem essa maravilhosa rede municipal de ensino e que tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas.

Meu muito obrigada,

Sueli Pontes