Prefeitura já serviu mais de 320 mil refeições nos restaurantes populares durante a quarentena

Publicado em 07/07/2020 - 13:20 | Atualizado em 07/07/2020 - 20:25
Devido à pandemia, as três unidades passaram a abrir para o jantar e nos fins de semana. Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), já serviu mais de 320 mil refeições nos restaurantes populares durante a pandemia. Foram 53 mil cafés da manhã, 229 mil almoços e 38 mil jantares de 16 de março a 30 de junho.

O município tomou duas medidas importantes para garantir que a população não tivesse dificuldade para fazer suas refeições, durante esse período de quarentena: passou a funcionar no terceiro turno, durante a semana, e nos fins de semana para a venda de quentinhas.

Desde março, os restaurantes populares municipalizados, que ficam nos bairros de Bangu, Campo Grande e Bonsucesso, passaram a ficar abertos, de 11h às 14h, aos sábados e domingos e, de 17h às 20h, de segunda a sexta.

O aposentado Allan Boechat, 75 anos , aprovou o serviço oferecido nas unidades da Prefeitura. Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

Para o aposentado Allan Boechat, 75 anos , frequentador do restaurante de Bangu, o serviço oferecido nas unidades está aprovado.

– Gosto de almoçar cedo e a comida na minha casa sai tarde. Então, aqui no restaurante é perfeito: comida de boa qualidade, saudável, servida cedo e com um preço muito pequeno – disse ele, casado, pai de 3 filhas e tem 6 netos e 1 bisneta.

Sempre atento aos cuidados com a alimentação, Allan encontrou ali o que precisa para estar com a saúde em dia. – Almoço quase todos os dias no restaurante, desde que reinaugurou. Um dos motivos que me fez comer aqui foi a saúde. Sou diabético e comecei a perceber que os meus exames melhoraram muito desde que passei a almoçar aqui.

Seu Allan considera o ambiente tão agradável que faz questão de levar a esposa. – Ela também come aqui quando pode. Conheci pessoas vindo almoçar aqui no restaurante que são meus amigos até hoje. Também conheço todos os funcionários e todos me conhecem.

Panelas sempre cheias

As equipes dos restaurantes não deixam as panelas vazias. Em tempos de quarentena e prevenção de contaminação pelo novo coronavírus, chefs, auxiliares de cozinha, serviços gerais, ordenadores de filas, magarefes e auxiliares de manutenção e demais funcionários começam a chegar antes da seis da manhã para preparar as refeições do dia.

Eles entregam diariamente centenas de cafés da manhã, a 0,50 centavos, almoços e jantares, a dois reais, cada, que garantem alimentação de qualidade com preço baixinho a tantas pessoas.

Misturando tudo isso ao serviço de primeira, que sempre foi o carro chefe das unidades, o resultado são refeições boas e baratas.

– Os restaurantes são equipados com o que há de melhor em termos de qualidade nutricional dos produtos servidos, do cardápio sempre muito bem elaborado e da equipe que faz tudo isso acontecer com um serviço oferecido de primeira. É uma alegria oferecer tudo isso para a população, com um precinho pequeno – destacou Cláudio Souza, secretário da SMDEI.

Como funciona o serviço nos fins de semana?

As pessoas compram quentinhas e levam para casa. Cada um pode comprar até quatro refeições e o valor é o mesmo cobrado no almoço e no jantar durante a semana: dois reais, cada.

Representantes das Associações de Moradores podem comprar até 100 quentinhas para entregar nas residências de moradores de suas localidades, em especial os dos grupos de risco. Para isso, deve fazer o pedido até 48h antes do dia em que for retirar no restaurante de sua preferência.

Vale ressaltar que, para comprar mais de 100 refeições, a associação de moradores deverá fazer um cadastro junto à secretaria, através do email: restaurantepopularsmdei@gmail.com

Medidas contra o corona

Os funcionários dos restaurantes controlam a distância das pessoas nas filas, respeitando o espaço de, pelo menos, um metro. As filas são feitas do lado de fora das unidades e a entrada controlada para evitar aglomerações. Os lugares das mesas estão espaçados, sempre pulando um banco de uma pessoa para outra.

Também orientam a todos os usuários sobre a higiene das mãos, estimulando cada um a lavá-las, antes e depois das refeições, além da utilização do álcool gel, disponibilizado em todo o salão.

Além disso, há a divulgação de áudio interno e cartazes com medidas de assepsia.

Como funcionam os restaurantes?

O restaurante de Campo Grande foi o primeiro dos três restaurantes populares municipalizados pela SMDEI a ser aberto no município do Rio. Estava fechado desde setembro de 2016. O de Bangu começou a funcionar em agosto de 2017 e o de Bonsucesso, em fevereiro de 2018.

O café da manhã custa R$ 0,50 e inclui café com leite, pão com margarina e fruta. O almoço sai a R$ 2,00, com direito a arroz, feijão, carne, salada, sobremesa e uma bebida.