Armazém que integra o Programa Polos do Rio, da Prefeitura, completa 100 anos com festa

Publicado em 04/09/2019 - 18:44 | Atualizado
Armazém São Thiago, em Santa TeresaArmazém São Thiago, em Santa Teresa: 100 anos. Foto: Divulgação

Patrimônio Cultural da cidade, o Armazém São Thiago, também conhecido como Bar do Gomez, está completando 100 anos. O estabelecimento, que integra o Polo Gastronômico de Santa Teresa, gerenciado pelo programa Polos do Rio, da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, nasceu em 1919, em referência à Santiago de Compostela, cidade próxima à terra natal do seu fundador, o espanhol Jesus Pose Garcia. A comemoração pelo centenário será no sábado, 7 de setembro, a partir de 14h, na Rua Áurea 26.

O bar começou como um estabelecimento sofisticado, que vendia vinhos importados, bacalhau e azeites espanhóis e portugueses, e ficou famoso com esse nome devido à vinda da Espanha de um sobrinho de Jesus, o Gomez, muito carismático.  Os trilhos do bondinho passando bem na porta são outro trunfo da casa, uma das mais populares do bairro.

Em 2003, o neto de Seu Garcia, Ricardo Pose Garcia,  iniciou uma reforma com o objetivo de recuperar a arquitetura original e manter a tradição do antigo bar, que preserva um estilo antigo, combinando perfeitamente com o clima bucólico do bairro.

Famoso por seus bolinhos e sua extensa carta de cachaças, o Armazém São Thiago também oferece várias cervejas, sem falar no chope tirado no balcão. Ícone da gastronomia carioca, a casa recebeu o status de Patrimônio Cultural da cidade em 2011, após ser tombado pela Prefeitura.