Prefeitura do Rio inicia as obras do projeto POMAR – Porto Maravalley

Publicado em 17/11/2022 - 12:38 | Atualizado em 17/11/2022 - 13:02
O galpão onde vai funcionar o Porto Maravalley tem 10 mil metros quadrados - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio apresentou, nesta quinta-feira (17/11), o projeto POMAR – Porto Maravalley, um hub de educação e tecnologia localizado no coração do Porto Maravilha. O prefeito Eduardo Paes, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, e do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, deu início às obras do galpão. Com cerca de 10 mil m², o espaço receberá o primeiro curso de graduação do IMPA, além de reunir startups, investidores e corporações de tecnologia.

Financiado em parceria com a iniciativa privada, o projeto vai transformar a região portuária no mais novo polo tecnológico da cidade. Prevê um investimento público de R$ 30 milhões em obras, e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2023, quando uma associação de empresas passará a ser responsável por gerir e manter o empreendimento.

– O Porto Maravalley é um passo fundamental no desenvolvimento da vocação econômica do Rio de Janeiro. Não tenho dúvida nenhuma que será um marco no desenvolvimento da cidade e que também vai consolidar, sob o ponto de vista urbano, o papel da região portuária com muitos lançamentos imobiliários e empreendimentos. Podem ter certeza de que, daqui a cinco, dez anos, vamos passar e observar que aqui surgiu um dos maiores centros de conhecimento do nosso país, que é esse hub do Porto Maravalley – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O projeto é parte do objetivo da Prefeitura de transformar o Rio na capital da inovação e tecnologia. Ele se junta a outras iniciativas como o Programadores Cariocas, Sandbox Regulatório, Crypto Rio, Lei da Liberdade Econômica, integração do Licenciamento e atração de grandes eventos internacionais, como o Web Summit, que vai acontecer na capital carioca por seis anos a partir de 2023.

Transformação urbana no Porto

Assim como outras cidades pelo mundo, o Rio recuperou a Zona Portuária para transformá-la em referência internacional por meio da tecnologia. O local tem infraestrutura moderna e fácil acesso ao transporte público. A criação do hub também fomentou o setor da construção civil, que está investindo na região com seis novos empreendimentos residenciais já licenciados. A expectativa é que, nos próximos quatro anos, o Porto Maravilha tenha mais de 13 mil pessoas morando, o que representa um aumento de 45% na população dos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo.

– Esse evento é o início de uma virada de chave que, certamente, será o divisor de águas para a economia da cidade do Rio. Aqui vamos unir a melhor educação, os maiores investidores e empreendedores, e as tecnologias mais avançadas que têm sido produzidas. O Porto Maravalley será a pedra fundamental para um Rio de Janeiro mais inovador, com mais investimentos, geração de riqueza e com o desenvolvimento que, de fato, queremos ver na cidade. O Rio se conecta no Porto Maravalley – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

O Porto Maravalley vai abrigar a primeira graduação do IMPA e um hub de tecnologia – Beth Santos/Prefeitura do Rio

O IMPA Tech será a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, hoje focado em mestrado e doutorado. O bacharelado em Matemática Aplicada vai conectar a educação básica e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) à pós-graduação. A iniciativa vai consolidar o vínculo do IMPA com o setor produtivo, respondendo a uma necessidade estratégica nacional.

O curso de excelência em quatro anos terá uma proposta acadêmica inovadora, única no país, com ênfase em Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física, integradas entre si. A abordagem “mão na massa” estimulará o engajamento dos estudantes nas atividades, por meio de estágios e projetos industriais. A seleção dos alunos mais talentosos do Brasil será feita com base na OBMEP e em olimpíadas do conhecimento. Os 100 novos estudantes por ano terão alojamento e bolsas de estudo para viver no Rio de Janeiro.

– Vamos oferecer aqui uma graduação em Matemática para tecnologia e inovação, cujo objetivo é formar pessoas altamente qualificadas para integração com a indústria e os parceiros do setor de inovação. A seleção dos alunos vai ser baseada na OBMEP, que reúne escolas públicas, o que também ajuda muito a ter um grupo diverso de estudantes vindos de todas as regiões do Brasil, com uma penetração social muito grande – destacou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

A empresa Technion foi a vencedora da licitação para realizar a obra no galpão e já começou a trabalhar nas intervenções, que incluem a abertura de acessos e janelas viradas para o Passeio Ernesto Nazareth, obras para climatização do espaço e a construção de um mezanino.

O evento contou também com representantes das empresas mantenedoras do hub de tecnologia que vai funcionar no Porto Maravalley, como José Mauro Rocha (Americanas), Thalles Miranda (Visaggio) e Ariel Dascal (Rede D’Or).