Prefeito se encontra com Delegação Portuguesa e participa de evento preliminar ao início oficial do Web Summit

Publicado em 01/05/2023 - 11:54 | Atualizado em 01/05/2023 - 13:29
O prefeito se encontrou com lideranças, empresários, investidores e as startups que vão representar Portugal no Web Summit - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, se encontraram, na manhã desta segunda-feira (1º/5), com lideranças, empresários, investidores e as startups que vão representar Portugal no Web Summit Rio. Ambos estiveram com a cônsul-geral de Portugal no Rio, Gabriela Soares de Albergaria, com o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, além dos representantes das 25 startups portuguesas que vieram participar da maior conferência tecnológica da América do Sul.

Estiveram reunidas empresas de soluções de software, inteligência artificial, educação, fintech, esporte e estilo de vida que participaram de sessões sobre processos legais, fiscais, oportunidades de negócio no país e uma sessão de pitch. A recepção foi organizada pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, em colaboração com a Startup Portugal e com a Câmara Municipal de Lisboa.

– O Web Summit é para o Rio muito mais do que um evento. A nossa gestão tem um plano para o Rio que é o de transformá-lo na capital da inovação da América Latina. Fazer da cidade o que já é: a mais icônica, a mais visitada por turistas da América Latina e também a cidade mais dinâmica e atraente para o capital humano, financeiro e tecnológico. Um lugar para investir, inovar e, principalmente, ser feliz – afirmou Paes.

A cônsul-geral de Portugal no Rio, Gabriela Soares de Albergaria, destacou que as startups cumprem um papel fundamental no processo de globalização ao fazer com que o mundo seja conectado através de uma rede. E as oportunidades oferecidas pelo Web Summit são inúmeras neste sentido.

– Dos objetivos que estão identificados e priorizados como sendo essenciais das startups que é juntar, conectar, criar pontes, valorizar o conhecimento, valorizar a inovação, valorizar o saber e criar redes,  destaco essencialmente o criar redes como o objetivo fundamental. Essas redes no século XV foram o fenômeno precursor da globalização e, neste momento, no século XXI continuam a ser um elemento fundamental da globalização – disse Gabriela.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, destacou a importância do Web Summit e pontuou os diversos projetos que a Prefeitura vem desenvolvendo para ajudar a transformar o Rio na capital da tecnologia e inovação da América Latina, como Porto Maravalley, Centro de Energia e Finanças do Amanhã, Reviver Centro e Programadores Cariocas. Ele destacou ainda a criação da Invest.Rio, empresa de investimentos da Prefeitura.

– Temos várias universidades formando gente boa. O que não fazíamos bem era converter esse conhecimento em negócios. Esse é o nosso grande desafio e precisávamos de bons projetos. Por isso focamos em três pilares: educação, transformar conhecimentos em negócios e na atração de investimentos. Conseguimos trazer o evento com o apoio de Portugal. Hoje será um divisor de águas para o Rio e para o país. Contamos muito com vocês para virem para cá, fazerem negócios. O Rio está de portas abertas – avaliou Chicão Bulhões.

O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, António Montenegro Fiúza, destacou a parceria com a Prefeitura e com a SMDEIS, ressaltando que a atual gestão municipal transformou a cidade.

– Com essa gestão, com o prefeito Eduardo Paes e o secretário Chicão, o Rio de Janeiro não é mais futuro, é presente. Começa a ter uma imagem de um lugar não só para passar férias, mas também para viver, empreender e inovar. O Rio é um mar de oportunidades. E a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro quer ser um parceiro da Prefeitura. Portanto, juntos vamos construir um futuro para o Rio.

Em seguida, o prefeito Eduardo Paes participou do Corporate Innovation Summit (CIS), no Museu do Amanhã. O evento também foi realizado antes do início oficial do Web Summit e reuniu executivos que lideram algumas das maiores empresas do mundo. O CIS tem uma programação exclusiva voltada para empresários, que participam de discussões, mesas redondas, masterclasses interativas e sessões de networking.

– Na primeira vez em que cheguei à Prefeitura, em 2009, a América Latina tinha apenas um unicórnio, uma só startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão. E ela nem era brasileira. Só 31% dos lares latino-americanos tinham acesso à internet e os negócios no setor de tecnologia movimentavam menos de 1% do PIB do continente. No final de 2016, quando eu deixei a Prefeitura, duas startups latino-americanas tinham status de unicórnio e a internet tinha chegado a 62% dos lares. E então, em 2021, eu voltei à Prefeitura e encontrei um cenário totalmente diferente: a América Latina é a nova fronteira tech do mundo. Hoje a região tem 40 unicórnios. Nosso país lidera a lista, com 16 deles. Em 2018, os investimentos em startups somavam US$ 2,5 bilhões; em 2022, foram mais de US$ 12 bilhões. E a cidade do Rio está no centro desse processo. Bem-vindos! – destacou o prefeito do Rio.