Município gerou mais de 100 mil empregos formais no período de 15 meses, desde janeiro de 2021

Publicado em 10/05/2022 - 13:37 | Atualizado em 10/05/2022 - 13:49
emprego, trabalho, vagas, bartender, auxiliar de restaurante, atendente de barAs vagas de emprego são para todos os níveis de escolaridade - Arquivo/Prefeitura do Rio

Entre janeiro de 2021 e março de 2022, a cidade do Rio de Janeiro criou 103,8 mil novos empregos formais. Os números são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), com base nos dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho. Para efeitos de comparação, a capital havia perdido 107,7 mil postos de trabalho formais em 2020.

Ações da Prefeitura, com medidas emergenciais (Auxílio Empresa Carioca, Crédito Carioca, Auxílio Carioca e Auxílio Ambulante Carnaval de Rua) e estruturais (Licin), Porto Maravalley, Lei da Liberdade Econômica, equilíbrio fiscal, entre outros, além da vacinação em massa, ajudaram na recuperação da economia carioca.

– Implementamos essas medidas com o objetivo de mitigar os impactos econômicos da pandemia, a curto e a longo prazo. No primeiro momento, o importante era preservar empregos e garantir o sustento dos trabalhadores. Em paralelo, investimos em projetos mais estruturantes para captar novos investimentos para a cidade. Nosso foco sempre foi de fortalecer a economia e gerar empregos – explicou o secretário da SMDEIS, Thiago Dias.