Estande da Prefeitura do Rio é inaugurado no Web Summit, no Riocentro

Publicado em 02/05/2023 - 17:52 | Atualizado em 25/02/2024 - 12:11
O estande da Prefeitura do Rio no Web Summit - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

No segundo dia do Web Summit Rio 2023, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Senac, Antônio Queiroz, abriram o estande da Prefeitura em parceria com a Senac, no Riocentro. Durante o Web Summit, os participantes terão a oportunidade de acompanhar debates sobre tendências atuais, além de toda a atmosfera composta por startups e investimentos que prometem aquecer a economia da cidade. O maior evento de tecnologia do mundo vai até quinta-feira (04/05). A expectativa da prefeitura é movimentar 1,2 bilhão na economia carioca até 2028, com as seis edições previstas.

– O Web Summit para o Rio é muito mais do que um evento. Porque a gente tem um plano para a cidade, um plano que tem no Web Summit um passo decisivo, fundamental, e esse plano é fazer do Rio a capital da inovação na América Latina. Por isso que tenho orgulho deste estande. O trabalho da Prefeitura do Rio hoje é facilitar quem quer empreender aqui, reduzindo custos, dificuldades e burocracia – destacou o prefeito Eduardo Paes.

O estande de 18m², em parceria com o Senac,  fica no pavilhão 3 – E201 do Riocentro. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Chicão Bulhões; o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen; o Ceo do Itaú, Milton Maluhy; e o Ceo da Transfero, Thiago César, também estiveram no evento.

O prefeito Eduardo Paes lembrou que a formação em tecnologia é uma das maiores demandas da economia carioca e destacou as políticas públicas que a Prefeitura vem realizando:

– Nossa juventude precisa de formação para a área de tecnologia, formação para ocupar os bons postos de trabalho do nosso tempo. Na verdade, é uma via de mão dupla, porque inovação tem que ter inclusão, senão é mais do mesmo, e porque só se atrai empresa de tecnologia qualificando mão de obra. É isso que a Prefeitura está fazendo, e nisso o Senac é um grande parceiro nosso. É só olhar para os Programadores Cariocas, um projeto da prefeitura que vai formar cinco mil jovens até o fim do ano que vem, todos oriundos da rede pública de ensino. A maior parte desses jovens está sendo formada em um projeto transformador, que simplesmente não existiria sem a parceria do Senac.

O espaço será usado para promover a cidade, divulgar iniciativas do Rio nas áreas de inovação e tecnologia, além de fomentar negócios bilaterais.

O estande da Prefeitura do Rio no Web Summit – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões, agradeceu os esforços da prefeitura e do Web Summit para trazer o evento ao Rio e dos demais parceiros no evento: Senac Rio, Itaú Unibanco e Transfero.

– Fomos a Lisboa buscar esse evento, junto com o Artur Pereira, vice-presidente e country manager do Web Summit, que foi resiliente com a cidade do Rio de Janeiro. Sabíamos que era possível e necessário para nossa cidade. E estamos aqui com parceiros que foram fundamentais para viabilizar esse evento.

CEO da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, também destacou a importância da realização do evento na cidade:

– A realização do Web Summit é muito simbólica para nós, é a concretização de muito trabalho da Invest.Rio e da Prefeitura, além de ser uma oportunidade única para a cidade do Rio de Janeiro mostrar sua força e a capacidade de inovação. Nosso objetivo é atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo e transformar a cidade na capital da inovação e da tecnologia na América Latina.

Durante a cerimônia, o vereador Carlos Caiado, presidente da Câmara de Vereadores do Rio, concedeu o título de Cidadão Carioca a Pereira.

Após a inauguração, o prefeito Eduardo Paes participou de uma sessão de perguntas e respostas com o público do evento.

Os encontros acontecerão na estande, entre 10h e 16h, até quinta-feira. Confira abaixo a programação completa dos próximos dias (sujeita a alterações):

PROGRAMAÇÃO – 03/05

10h30 – Fintech
Palestra “Fintechzação das empresas através de Inovação Aberta e Dados” , com Jaqueline Oliveira (Attix), Thoran Rodrigues (BigDataCorp) e Felipe Bonezi (fundador e CTO da justa)

11h – GovTech
Palestra “Transformação Digital no setor público”, como Bruno Bondarovsky (subsecretário transformação digital), Tony Chalita (secretário transformação digital) e Cláudio Luna (IPLAN)

11h30 – Turismo e Inovação
Palestra “Os desafios de inovar na área de eventos”, como Andrea Feio (RioTur) e Renata Paes Leme (Invest.Rio)

14h – Digital
Palestra “Senac e Porto Digital: parceria que transforma”, com Pierre Lucena (Porto Digital), Eliézio Silva (Senac PE) e Daniela Papelbaum (Senac DN)

14h30 – Health
Palestra “Saúde e Inovação no Mundo Pós-Pandemia”, com Carlos Morais (Globantt) e Rodrigo Prado (sec. Saúde)