Projeto Voluntariado da Defesa Civil, que acaba de formar turma recorde de 50 alunos, está com inscrições abertas

Publicado em 12/08/2019 - 18:41 | Atualizado
A turma do Projeto VoluntariadoA turma do Projeto Voluntariado. Foto: Divulgação

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do município do Rio, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, entregou certificados para 50 alunos da segunda turma do Projeto Voluntariado/2019. Os participantes representam um recorde para o programa, já que correspondem a 50% do total de 103 voluntários formados entre 2016, quando a iniciativa foi reformulada, e 2018. Voltado a todos que desejam doar parte do seu tempo à proteção comunitária, o projeto é aberto à população. Inscrição deve ser feita no site do órgão.

– Estive em Brumadinho para atuar em apoio e voltei de lá com o desejo de me capacitar como voluntário. Todo o conteúdo foi muito importante, desde a prevenção a incêndios até a aula de primeiros socorros, assim como a troca de experiências com outras pessoas. Vou levar os conhecimentos que aprendi aqui para replicar no meu dia-a-dia, na sociedade – afirma o gestor ambiental Daniel Oliveira.

Na atividade, realizada sábado, também ocorreram três palestras, uma delas ministrada por Jorge Domingues, agente de Defesa Civil, explicando a importância do ensino de prevenção e resiliência para jovens.

– Hoje, a Defesa Civil entrega um grupo de voluntários capacitados com um olhar diferenciado para a sociedade. Essas pessoas podem levar a mensagem de prevenção e resiliência para o cotidiano da cidade. Esse é mais um passo na construção de uma sociedade preparada no enfrentamento aos desastres –  afirma o gerente de planejamento e pesquisa do órgão, Alexander Araújo.

Entre os temas ministrados por técnicos do órgão por meio de módulos de ensino estão percepção de risco, resiliência, sistema de alerta e alarme, prevenção e combate a incêndios. As aulas teóricas e práticas acontecem na sede da Defesa Civil, em Vila Isabel, e no Centro de Operações da Prefeitura (COR), na Cidade Nova. No fim de julho, a capacitação em primeiros socorros envolveu até simulação de ferimentos com maquiagem cenográfica.

A inscrições do Programa Voluntariado são gratuitas e realizadas no site do órgão: https://bit.ly/2WItKXM.

• 12 de agosto de 2019