Prefeitura do Rio mantém previsão de chuva forte e orienta população a evitar deslocamentos

Publicado em 23/03/2024 - 10:23 | Atualizado em 23/03/2024 - 10:31
O Centro de Operações Rio - Divulgação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhou neste sábado (23/03) o trabalho das equipes que atuam no Centro de Operações Rio (COR), em função da previsão de fortes chuvas na cidade, e reforçou o pedido para que a população continue evitando deslocamentos, principalmente no período da noite. Em vídeo divulgado nas redes sociais às 8h45, o prefeito e a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, ressaltaram que o maior volume de chuva deve ocorrer na manhã deste domingo (24/03).

O prefeito lembra que, devido à chuva desta sexta-feira (22/03), o solo está encharcado em muitas regiões, aumentando os riscos de deslizamento.

– Temos os acumulados de chuva, e qual é o problema? Os técnicos dizem que o solo fica encharcado, e quando eu digo que choveu muito no Maciço da Tijuca, por exemplo, isso serve para qualquer maciço, isso quer dizer que, quando o solo está encharcado, aumenta o risco de deslizamento. A boa notícia é que ao longo do dia de hoje deve chover menos, mas à noite de novo tem chuva forte e, amanhã, mais forte ainda – alerta Eduardo Paes.

A equipe do Sistema Alerta Rio, que faz o acompanhamento da chegada das chuvas em tempo real, segue acompanhando a previsão do tempo.

– Os acumulados ficaram muito elevados na região do Alto da Boa Vista, passaram de 150mm em 24 horas, e a previsão agora é que na parte da tarde ocorra uma redução. Mas no período da noite deve chover novamente de forma moderada, aquele moderado que pode ser contínuo, e a previsão mais forte é para o dia de amanhã – reforça Raquel Franco.

O prefeito voltou a pedir que a população evite deslocamentos desnecessários pela cidade, enquanto estiver mantido o alerta de chuvas:

– Quero pedir às pessoas que não se empolguem neste sábado, que hoje será um dia mais tranquilo. Se muita gente sair à noite, se tiver engarrafamento, muito trânsito, vamos ter problema. Um exemplo ruim ocorreu em Petrópolis, a previsão era de 50mm e, em pouco tempo, teve 150mm. Tomara de novo que nada aconteça, que a previsão do serviço de meteorologia esteja errada, mas o alerta se mantém. Vamos evitar o deslocamento, especialmente à noite, porque a previsão é de chover muito à noite e na manhã de domingo. Vamos atualizar isso ao longo do dia, mas evitar deslocamentos continua sendo importante.

Durante o dia de domingo, a previsão é de chuva fraca a moderada, isolada. A previsão para este sábado é de temperatura variando entre 24 graus e 27 graus.

• 23 de março de 2024