Dois projetos da Defesa Civil do Rio ganham certificação nacional de boas práticas

Publicado em 05/10/2021 - 18:50 | Atualizado
Projeto Voluntariado, da Defesa Civil - Reprodução

Os projetos “Vida em Jogo” e “Voluntariado”, desenvolvidos pela Defesa Civil Municipal do Rio, ganharam certificação de boas práticas e passaram a integrar o banco da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Os dois projetos foram selecionados após processo seletivo realizado com o objetivo de reconhecer e estimular iniciativas dos órgãos de proteção de todas as esferas de governo.

O edital com o resultado foi divulgado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional do Governo Federal em 24 de setembro. Ao todo, 78 iniciativas foram escolhidas em âmbito nacional. O “Vida em Jogo” ganhou certificação no eixo temático “Defesa Civil na Escola”, e o “Voluntariado” foi certificado no eixo “Iniciativa para a Comunidade”.

– É um grande orgulho para nós o reconhecimento nacional dos projetos que têm como maior objetivo o engajamento dos jovens, que são os multiplicadores da cultura de defesa civil e levam esse conhecimento para as famílias e para as comunidades – afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.

Projeto Vida em Jogo, da Defesa Civil – Reprodução

Vida em Jogo

Desenvolvido pela Defesa Civil em parceria com a MultiRio, o jogo de tabuleiro é voltado para crianças a partir dos 10 anos de idade e adolescentes e, de forma lúdica, tem a missão reduzir os riscos de acidentes e desastres, promovendo a conscientização sobre o assunto a partir de situações do dia a dia com ilustração de comportamentos seguros e inseguros.

Entre os assuntos trabalhados estão os problemas relacionados ao lixo, alagamentos e deslizamentos de terra, acidentes de trânsito, perigo dos balões, incêndios, o sistema de alerta e alarme da Defesa Civil, afogamentos e o mau uso dos telefones de emergência (trotes).

Pela relevância das informações trabalhadas, o “Vida em Jogo” pode levar as crianças a terem atitudes mais conscientes com foco na redução de acidentes, preservando vidas, bens materiais e o meio ambiente.

O jogo apresenta uma versão para download e outra em que o tabuleiro pode ser projetado, sendo esta última mais indicada para a abordagem de professores em sala de aula. Para facilitar a aplicação do jogo em lugares e eventos diversos, a Defesa Civil tem disponível uma versão em banner, precisando de apenas um espaço de chão para realizar a atividade.

Uma versão do jogo está disponível para download: https://bit.ly/DefesaCivilVidaEmJogo.

Voluntariado

Criado em 2016, o projeto de Voluntariado treina jovens e adultos para atuarem junto aos técnicos do órgão em ocorrências que buscam evitar ou mitigar os efeitos de desastres na cidade. O projeto foi reformulado e levado para o ambiente virtual em respeito aos protocolos sanitários de distanciamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus. Os inscritos têm acesso ao grupo dos candidatos no Telegram, onde recebem as primeiras instruções, além de participarem de conferências com os técnicos da Defesa Civil por meio de uma plataforma digital.

O treinamento contempla três módulos de capacitação: proteção e defesa civil, instruções de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios. A metodologia de ensino é a socioemocional, que conta com abordagens práticas dos assuntos trazendo situações do cotidiano como forma de levar o conhecimento para a realidade de cada aluno.

Desde 2016 Já foram formadas sete turmas com cerca de 150 voluntários no total. Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a expectativa é, em breve, retomar as atividades presenciais, com visitas à sede da Defesa Civil, em Vila Isabel, e ao Centro de Operações, na Cidade Nova.

O projeto se tornou um trabalho científico e foi apresentado no III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (III CBRRD), realizado em setembro de 2019 em Belém, no Estado do Pará. Também foi publicado na Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação (RECITE), da Universidade Unicarioca, volume 4, número 2, de 2019, publicada em janeiro de 2020.

Além da capacitação da equipe de voluntários, a Defesa Civil também treina agentes comunitários e de vigilância em saúde para auxiliar moradores de todas as regiões nas ocorrências em que o órgão é acionado. O objetivo é criar uma extensa rede de pessoas engajadas nas ações preventivas na cidade.

As inscrições podem ser feitas no site https://bit.ly/VoluntariadoDC.

• 5 de outubro de 2021