Publicado em 06/08/2021 - 16:27 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Defesa Civil recebe lideranças técnicas da Prefeitura para falar sobre o Sistema Integrado de informações sobre desastres
Encontro na Defesa Civil municipal- Divulgação / Prefeitura do Rio

A Defesa Civil municipal recebeu na quinta-feira (05/08), no auditório da sede, em Vila Isabel, lideranças técnicas de vários órgãos da Prefeitura de Rio para reunião sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Promovido pela Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Treinamento (COEPT), o evento recebeu representantes do Centro de Operações Rio, das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Habitação, do Instituto Pereira Passos, Vigilância Sanitária e das fundações Rio-Águas e Geo-Rio.

– A integração entre os órgão é fundamental para que os dados inseridos no sistema S2ID sigam de forma correta para o Sistema Nacional de Defesa Civil, mantendo o banco de dados atualizados e agilizando a tomada de decisões para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública – afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves da Silva, que esteve na reunião.

Alimentado pelas defesas civis municipais, o Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres recebe atualizações sobre anormalidades que alterem a rotina da cidade, como chuvas fortes e grandes acidentes. Esse grande banco de dados é gerenciado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, com sede em Brasília.

Os dados que compõe o sistema são preenchidos por meio de formulários e a integração com os demais órgãos da Prefeitura do Rio é fundamental para a boa gestão deste fluxo de informações. Durante a reunião, foi apresentado o sistema, seu funcionamento e a necessidade da rapidez na prestação das informações.

A reunião terminou com a revisão da minuta proposta para formalização de um grupo para atuação de forma permanente e integrada nas ações de prevenção, preparação e resposta aos desastres.

• 6 de agosto de 2021