Defesa Civil realiza mais de mil vistorias só no mês de janeiro

Publicado em 07/02/2023 - 17:07 | Atualizado
A Subsecretaria de Defesa Civil atendeu, neste mês de janeiro, 1.423 vistorias - Divulgação

O verão chegou e junto com ele veio muita chuva abalando estruturas e danificando muitos imóveis. A Subsecretaria de Defesa Civil atendeu, neste mês de janeiro, 1.423 vistorias, sendo 81% preventivas e 19% emergenciais. Dessas ocorrências destacam-se os atendimentos para vistorias em imóveis com rachadura e infiltração (483), vistorias em locais com ameaça de desabamento de estrutura (375) e inspeções em desabamento de estruturas (228) em toda a cidade do Rio.

– A medida preventiva é a melhor forma de evitar um acidente, mas infelizmente ainda atendemos a muitas emergências. Por isso, a importância da população logo nos acionar quando verificarem sinais de rachaduras nas paredes. Em caso de grandes chuvas também pedimos para que se abriguem em locais seguros. Muitas pessoas têm medo de abandonar suas casas, mas na hora da tempestade, a vida deve estar em primeiro lugar – afirmou o subsecretário de Defesa Civil, Coronel Rodrigo Gonçalves.

No total, 147 bairros foram inspecionados, sendo o ranking dos mais atendidos: Taquara, com 70 vistorias; Campo Grande, com 55 inspeções; e Bangu, com 43. Nos últimos três anos também é possível verificar que as vistorias preventivas estão aumentando: foram 969 atendimentos em 2020, 683 em 2021 e 1.354 no ano passado.

A Defesa Civil alerta a população para, caso verifique algum tipo de rachadura em sua residência, para não hesitar e entrar logo em contato com a Defesa Civil pelos números 1746 e 199, que atendem 24 horas por dia. Outra informação importante é que o cidadão não faça construção de acréscimos sem o devido licenciamento e acompanhamento técnico de profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto), que são conhecidas como construções irregulares. Muitas vidas podem ser salvas com a vistorias realizadas pelos agentes da Defesa Civil.

– Nós temos muito orgulho da Defesa Civil aqui do município do Rio de Janeiro. É um trabalho que os agentes realizam de fundamental importância para preservação da vida da população carioca, especialmente para aquelas pessoas que residem em áreas que sofrem com as fortes chuvas. Nós temos um trabalho muito grande e importante de prevenção, de preservar a vida das pessoas, de se antecipar a problemas maiores. A gente faz vistorias técnicas, simulados, manutenção das sirenes que funcionam nas comunidades do Rio de Janeiro. É muito importante que a população atenda e preste atenção nos comandos da Defesa Civil e nas orientações que essa equipe técnica presta a cada dia de trabalho. A gente vai continuar investindo, aprimorando e aperfeiçoando esse serviço público fundamental para a vida da população carioca – comentou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Ações da Defesa Civil

Ao longo do ano de 2022, os agentes da Defesa Civil realizaram diversas ações em toda a cidade para alertar a população sobre os riscos que podem ser causados durante chuvas fortes e situações emergenciais. Foram feitas ações com os projetos Defesa Civil em Ação e Defesa Civil Itinerante, reforçando medidas preventivas das sirenes do sistema de alerta e alarme, nas localidades Arpoador (Ipanema), Rio das Pedras, Pavão/Pavãozinho (Copacabana), Andaraí, Nova Brasília (Complexo do Alemão), Chácara do Céu (Leblon), Quiririm (Vila Valqueire), Mineira (Catumbi), Morro da Formiga (Tijuca), Zinco (Estácio), Espírito Santo (Praça Seca), Ouro Preto (Lins), Praça Saens Pena (Tijuca), Praça Agripino Griecco (Méier), Largo da Carioca (Centro) e Praça do Ó (Barra da Tijuca).

Os agentes, durante essas ações, alertam a população sobre os riscos que podem ser causados durante chuvas fortes e situações emergenciais na cidade e também sobre as principais formas de acionamento dos órgãos, tanto pela Central 1746 e pelo telefone 199. Também foram realizados 237 testes de verificação da operacionalidade das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme para Chuvas Fortes, simulados de desocupação em áreas de alto risco geológico e hidrológico e envio de mensagens antecipadas, via SMS, com alertas que indicam a possibilidade de chuvas fortes e/ou outros eventos que podem ocasionar riscos para a população, como ressacas e ventos fortes. Além disso, a subsecretaria realiza o projeto Defesa Civil nas Escolas, uma ação voltada para as crianças das escolas municipais e particulares, onde eles abordam temas voltados para redução de riscos de desastres. Durante essa ação, os professores e funcionários da rede pública de ensino foram capacitados na prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros.

• 7 de fevereiro de 2023