Defesa Civil Municipal recebe 38 chamados neste domingo (28)

Publicado em 29/04/2019 - 16:35 | Atualizado em 22/11/2019 - 18:15

A Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), informa que recebeu 38 chamados desde o início das chuvas que atingiram a cidade no último domingo, 28, até às 9h da manhã desta segunda-feira, 29. Jacarepaguá e Paciência foram os bairros com mais solicitações – com três chamados para cada localidade – seguidos de Santa Teresa, São Cristóvão, Engenho Novo, Rocha Miranda, Campo Grande, Rio Comprido, Higienópolis e Braz de Pina. Não houve acionamento de sirenes na cidade.

O órgão mantém equipes de plantão para atender ocorrência emergenciais registradas pelo telefone 199 ou pela Central de Atendimento 1746. Um alerta por mensagem de texto (SMS) informando sobre a chuva forte foi enviado neste domingo, 28, às 18h13.

Saiba como receber alertas clicando aqui

Sirenes – A Defesa Civil conta com sirenes acionadas após monitoramento e avaliação dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, lotados no Centro de Operações Rio (COR), onde profissionais da DCRJ atuam, de forma integrada, 24 horas/dia. Com 83 pluviômetros da Defesa Civil, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos definidas pela Geo-Rio, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes conta ainda com a participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade de evacuar provisoriamente moradores.

• 29 de abril de 2019